Ato de Bolsonaro na Av. Paulista: veja quem foi e quem "faltou"
Ex-presidente reuniu apoiadores e parlamentares aliados em meio a investigações da Polícia Federal
21:46 | Fev. 25, 2024
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) reuniu milhares de apoiadores em ato na Avenida Paulista neste domingo, 25. A manifestação ocorreu em meio a investigações da Polícia Federal (PF) sobre suposta trama golpista contra a República.
Para tentar mostrar força em operações em curso, Bolsonaro também contou com a presença de parlamentares aliados. Os governadores, Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo; Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais; Jorginho de Mello (PL), de Santa Catarina; e Ronaldo Caiado (PL) de Goiás, estiveram presentes.
Por também ser alvo de investigações e não poder se comunicar com Bolsonaro, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, participou do evento de forma rápida e antes da chegada do ex-presidente ao local.
Leia mais
Já Cláudio Castro (PL), governador do Rio de Janeiro e Ratinho Júnior (PSD), do Paraná, não compareceram, apesar de serem aliados de Bolsonaro. Entre prefeitos de capital, apenas Ricardo Nunes (MDB), da anfitriã São Paulo, foi.
Entre os senadores, participaram do evento, Carlos Portinho (PL-RJ), Marcos Rogério (PL-GO), Marcos Pontes (PL-SP), Marcos do Val (PL-ES) — embora tenha sido barrado do trio elétrico —, Magno Malta (PL-ES) e Flávio Bolsonaro (PL-RJ) — único dos filhos do ex-presidente presente.
Eduardo Bolsonaro esteve em evento nos Estados Unidos e teve seu voo de volta ao Brasil atrasado, já Carlos Bolsonaro se ausentou por "prudência por questões judiciais", segundo aliados.
Dentre os deputados bolsonaristas, entre estaduais e federais, nomes como Nikolas Ferreira (PL-MG) e Gustavo Gayer (PL-GO), além de Deltan Dallagnol (Novo), ex-promotor da Lava-Jato e deputado federal cassado, estiveram presentes.
Leia mais
Investigados
Dos presentes, dois são investigados pela PF. Alexandre Ramagem (PL-RJ), deputado federal e ex-diretor-geral da Abin, é acusado de espionar brasileiros de forma ilegal, e Carlos Jordy (PL-RJ) suspeito de financiar os atos golpistas do 8 de janeiro em Brasília.
Cearenses ausentes e presentes
Já entre os cearenses, o presidente estadual do PL, Carmelo Neto e o pré-candidato a Prefeitura de Fortaleza, deputado federal André Fernandes, compareceram. Além deles, o deputado federal Dr. Jaziel e a vereadora Priscila Costa, e o pré-candidato ao cargo de prefeito em Caucaia, Coronel Aginaldo, assim como sua esposa, Carla Zambelli (PL-SP).
Porém, alguns nomes ligados a Bolsonaro não foram ao ato na Avenida Paulista. Dentre eles, a deputada estadual Dra. Silvana não pôde comparecer devido a um pequeno procedimento cirúrgico feito dias antes. Alcides Fernandes e Inspetor Alberto também não foram.
O senador Eduardo Girão (Novo) e o pré-candidato a Prefeitura de Fortaleza, Capitão Wagner (União), juntamente de sua esposa, Dayany Bittencourt (União), não marcaram presença.