Citado em trama golpista, general Estevam Theophilo presta depoimento na sede da PF no Ceará

O cearense foi citado em delação premiada pelo ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid, como envolvido na tentativa de golpe de Estado

O general cearense Estevam Theophilo Gaspar, ex-integrante do Alto Comando do Exército, chegou por volta de 13 horas desta sexta-feira, 23, na sede da Polícia Federal (PF), em Fortaleza, para prestar depoimento sobre trama golpista.

Mais informações ao vivo:

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Embora o depoimento estivesse previsto para começar às 14h30min, ele chegou com mais de uma hora de antecedência. Após o ex-presidente Jair Bolsonaro (PF),  Valdemar Costa Neto, presidente do PL, e outros 21 nomes acusados de integrar plano golpista, Theophilo é o único que falará a PF nesta sexta. Elw foi um dos alvos da operação "Tempus Veritatis".

O general foi citado na delação premiada de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. O cearense teria concordado com a tentativa de golpe de Estado promovida pela alta cúpula de militares e integrantes do governo do ex-presidente impedindo que o Lula chegasse ao poder.

Estevam Theophilo se reuniu com o então presidente e teria dado um sinal positivo para a trama, contanto que Bolsonaro assinasse a minuta decretando um golpe.

Ele também era responsável pelo emprego do Comando de Operações Especiais, que engloba os chamados "kids pretos", força especial que seria responsável pela prisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, assim que o golpe fosse executado.

Com informações da repórter Thays Maria Salles

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

pf golpe general theophilo policia federal

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar