Guilherme: PT tem três alternativas caso não chegue a consenso de candidato no prazo
O presidente muncipal do PT e pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza falou sobre os movimentos internos do partido para definir o nome
17:37 | Fev. 22, 2024
O deputado estadual e um dos cinco pré-candidatos à Prefeitura de Fortaleza pelo PT, Guilherme Sampaio, afirmou que o partido tem três alternativas caso não se chegue a um consenso do nome que irá disputar o cargo de prefeito ou prefeita.
Ao O POVO, o parlamentar, que também é presidente do PT Fortaleza, destacou que a sigla ainda está em fase de diálogos buscando consenso e espera que até o fim do mês possa se chegar a uma conclusão. Além dele, estão no páreo Luizianne Lins, Evandro Leitão, Larissa Gaspar e Artur Bruno.
A primeira alternativa é de uma maioria de dois terços no diretório que pode deliberar por uma candidatura; a segunda é um encontro municipal em que são eleitos delegados por voto direto dos filiados e então escolhem o candidato; ou por fim, as prévias.
"Então nós temos primeiro esgotando nosso esforço por consenso. Se não conseguir chegar a um consenso, nós vamos definir esse método detalhadamente. Até o final do mês, espero que o nosso grupo de trabalho eleitoral apresente à executiva uma proposta de calendário aos diversos caminhos que nós possamos adotar", afirmou.
Leia mais
Diante das articulações feitas por nomes do PT para disputar a Prefeitura se movimentarem internamente, principalmente a deputada federal Luizianne Lins (PT) e o presidente da Assembleia, Evandro Leitão (PT), Guilherme também se prepara e terá encontro com o Movimento PT, liderado por José Airton (PT), para se apresentar como alternativa.
"É muito bom que os pré-candidatos se movimentem, um que não se movimenta as pessoas não sabem porque é pré-candidato, qual é a sua trajetória que legitima para se colocar à disposição do partido", disse.
"Há poucos dias, fizemos plenária da corrente Resistência Socialista, que se manifestou em apoio ao meu nome. E eu tenho dialogado cotidianamente com várias correntes políticas dentro do PT, no sentido de me apresentar nessa condição de pré-candidato", completou.
Leia mais
Dupla responsabilidade
Guilherme Sampaio ainda disse ter dupla responsabilidade neste cenário de movimentação interna do PT para definir o nome para disputar o cargo na Prefeitura de Fortaleza neste ano. Segundo ele, além de se colocar como alternativa, cona posição de presidente municipal, ele precisa viabilizar o melhor diálogo possível.
Apesar disso, ele disse estar "totalmente de boa" para promover e facilitar estas conversas e "de coração aberto" para ouvir tudo o que as pessoas tiverem para dizer.
"Tenho uma dupla responsabilidade, primeiro de ser um nome que está à disposição do partido para disputar e vencer as eleições, e a segunda como presidente do PT, viabilizar o melhor diálogo possível. E eu tô totalmente de boa para promover esse diálogo, facilitar as conversas, de coração aberto pra ouvir tudo o que as pessoas tiverem pra dizer", afirmou.
Leia mais