Atriz de Hollywood defende Lula após petista comparar ação de Israel ao Holocausto
Susan Sarandon é uma das vozes mais críticas as políticas de IsraelSusan Sarandon, atriz de Hollywood, saiu em defesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após ele comparar as mortes na Faixa de Gaza ao Holocausto. A artista compartilhou publicação da marca Wear The Peace defendendo as falas do chefe do Executivo brasileiro.
Vencedora do Oscar de 1995, a atriz americana já foi indicada cinco vezes à premiação. Sarandon é uma das vozes mais críticas às políticas de Israel. Já a declaração de Lula aconteceu durante entrevista coletiva na capital da Etiópia, Adis Abeba, em sua primeira agenda internacional de 2024.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Na ocasião, o presidente criticou Israel e comparou as ações em Gaza ao genocídio promovido por Adolf Hitler. “Sabe, o que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino, não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus”, disse o petista.
O premier israelense Benjanmin Netanyahu, por sua vez, classificou como "vergonhosas" e "graves" as falas do presidente brasileiro. Segundo ele, as declarações "banalizam" o Holocausto e tentam "prejudicar o povo judeu e o direito de Israel se defender”.
Já para o ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, a fala foi um “grave ataque antissemita” e a retratação só virá se o petista pedir desculpas.
“Em meu nome e em nome dos cidadãos de Israel, informei ao Presidente Lula que ele é ’persona non grata’ em Israel até que ele peça desculpas e se retrate de suas palavras", afirmou em publicação no X, antigo Twitter.
Leia mais
-
Brasil e Israel imersos em crise diplomática após comentários de Lula sobre Gaza
-
Declaração de Lula sobre Holocausto vira combustível para ato de Bolsonaro na Paulista
-
91 deputados assinam pedido de impeachment contra Lula por crítica a Israel; 3 são cearenses
-
O que é 'persona non grata'? Entenda medida usada por Israel contra Lula