O que é 'persona non grata'? Entenda medida usada por Israel contra Lula
O presidente Lula se tornou persona non grata após comparar ataques de Israel em Gaza com a perseguição de Hitler contra os judeus
16:44 | Fev. 19, 2024
Após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comparar os ataques israelenses na Faixa de Gaza contra o povo palestino ao Holocausto causado pela perseguição de Hitler aos judeus, o brasileiro foi considerado "persona non grata" em Israel.
O premier israelenses Benjamin Netanyahu também rebateu as falas do presidente e afirmou que ele "cruzou a linha vermelha" ao comparar os atuais ataques com o holocausto.
Lula então respondeu chamando o embaixador brasileiro em Israel, Frederico Meyer, de volta ao Brasil para dar explicações sobre a fala, em movimento de esfriamento bilateral entre os países.
Leia mais
O que é ser declarado uma 'persona non grata' por outro país?
O termo é um instrumento jurídico utilizado nas relações internacionais para indicar que um representante oficial estrangeiro não é mais bem-vindo no país. A nomenclatura está descrita no artigo 9 da Convenção de Viena sobre relações diplomáticas.
Na prática, nada muda, mas esfria a relação bilateral entre Brasil e Israel, podendo agravar ainda mais a tensão causada pela fala.
Leia mais
O que Lula disse?
A declaração de Lula aconteceu no fim de semana em Adis Abeba, na Etiópia, onde participou neste fim de semana de uma reunião da cúpula da União Africana.
Na ocasião, o presidente brasileiro reiterou a posição do país de condenação ao Hamas e ataques realizados por eles, mas criticou Israel por ofensivas na Faixa de Gaza contra inocentes, o que Lula chamou de genocídio.
“E qual é o tamanho do coração solidário dessa gente que não está vendo que na Faixa de Gaza não está acontecendo uma guerra, mas um genocídio? O que está acontecendo na Faixa de Gaza e com o povo palestino não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu: quando o Hitler resolveu matar os judeus", declarou Lula.