Atriz de Hollywood defende Lula após petista comparar ação de Israel ao Holocausto
Susan Sarandon é uma das vozes mais críticas as políticas de Israel
20:48 | Fev. 19, 2024
Susan Sarandon, atriz de Hollywood, saiu em defesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após ele comparar as mortes na Faixa de Gaza ao Holocausto. A artista compartilhou publicação da marca Wear The Peace defendendo as falas do chefe do Executivo brasileiro.
Vencedora do Oscar de 1995, a atriz americana já foi indicada cinco vezes à premiação. Sarandon é uma das vozes mais críticas às políticas de Israel. Já a declaração de Lula aconteceu durante entrevista coletiva na capital da Etiópia, Adis Abeba, em sua primeira agenda internacional de 2024.
Na ocasião, o presidente criticou Israel e comparou as ações em Gaza ao genocídio promovido por Adolf Hitler. “Sabe, o que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino, não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus”, disse o petista.
O premier israelense Benjanmin Netanyahu, por sua vez, classificou como "vergonhosas" e "graves" as falas do presidente brasileiro. Segundo ele, as declarações "banalizam" o Holocausto e tentam "prejudicar o povo judeu e o direito de Israel se defender”.
Já para o ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, a fala foi um “grave ataque antissemita” e a retratação só virá se o petista pedir desculpas.
“Em meu nome e em nome dos cidadãos de Israel, informei ao Presidente Lula que ele é ’persona non grata’ em Israel até que ele peça desculpas e se retrate de suas palavras", afirmou em publicação no X, antigo Twitter.
Leia mais
-
Brasil e Israel imersos em crise diplomática após comentários de Lula sobre Gaza
-
Declaração de Lula sobre Holocausto vira combustível para ato de Bolsonaro na Paulista
-
103 deputados assinam pedido de impeachment contra Lula por crítica a Israel; 3 são cearenses
-
O que é 'persona non grata'? Entenda medida usada por Israel contra Lula