Do Meireles ao Jangurussu, prefeito em exercício continua entrega de obras de Sarto
Esta é a primeira vez que o vereador Gardel Rolim, presidente da Câmara Municipal, assume a Prefeitura de Fortaleza na ausência dos titulares
20:58 | Fev. 18, 2024
Com a ausência do prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), e do vice Élcio Batista (PSDB), o presidente da Câmara Municipal (CMFor), vereador Gardel Rolim (PDT), assumiu a gestão Executiva da cidade. No primeiro fim de semana de trabalhos, o chefe em exercício entregou obras da área nobre à periferia da Capital cearense.
Ao todo, foram dois trabalhos. Na sexta-feira, 16, Rolim inaugurou a requalificação da Praça Eduardo Cabral de Andrade, no bairro Meireles. "A obra faz parte do pacote de reformas de praças e areninhas que a gestão municipal realiza", escreveu em suas redes sociais.
Apoiado pela base governista, estiveram na ocasião os vereadores Paulo Martins (PDT), Moura Taxista (PSB), Luciano Girão (PP), Iraguassu Filho (PDT) e o deputado estadual Antônio Henrique (PDT), além de secretários municipais.
Já no sábado, 17, Gardel se dirigiu ao Jangurussu para entregar obra do Programa de Infraestrutura em Educação e Saneamento de Fortaleza (Proinfra), na comunidade do Jagatá. Segundo ele, essa é a oitava entrega do Proinfra na Capital cearense.
"Essa intervenção faz parte do maior programa de infraestrutura da história de Fortaleza e é liderado pela gestão do prefeito Sarto. Essas intervenções na comunidade do Jagatá auxiliam no escoamento da água da chuva, evitando alagamentos recorrentes na região", contou.
Assim como tem feito Sarto, nesta semana, o prefeito em exercício segue na maratona de entrega de obras da gestão pedetista em Fortaleza. Às 9h30 desta segunda-feira, 19, Gardel inaugura posto de saúde reformado no bairro Dionísio Torres.
A postura não é novidade na gestão. Em meio à crise no PDT motivada pela disputa à Prefeitura de Fortaleza, Sarto, um dos principais interessados no pleito, respondia estar preocupado em garantir recursos ao município, sem que houvesse tempo para lidar com o imbróglio.
"Evidentemente, cada lado tem uma tese e eu estou mais preocupado é em trazer mais recursos para Fortaleza. Garantir a saúde de qualidade. Garantir um equipamento como esse, que é fantástico. Outros, né? Nós temos 175 equipamentos prontos para entregar, e eu tô sem tempo", declarou, em novembro, durante inauguração de um novo Centro de Educação Infantil (CEI), no bairro Pirambu.
Na sequência, o chefe do Executivo Municipal disse que estava prestes a "colocar um holograma" seu nas inaugurações de obras porque não conseguia participar de todas.
Primeira vez, Gardel assume prefeitura
Rolim assumiu formalmente a Prefeitura de Fortaleza na sexta-feira, 16, quando Sarto assinou ato de transmissão de cargo. O titular passa férias com a família e retornará apenas no próximo domingo, 25. Já Élcio, vice-prefeito, cumpre agenda oficial no exterior no mesmo período, devendo passar por Lisboa, Sines, Maputo e Luanda.
Esta é a primeira vez desde o início de 2023, quando foi eleito presidente da CMFor, que Gardel comanda a Capital. Longe do Legislativo, quem assume o comando dos trabalhos da Câmara Municipal é o 1º vice-presidente, Paulo Martins (PDT).
Gardel está no segundo mandato como vereador de Fortaleza. Na última eleição, realizada em 2020, foi o 7º mais votado, com 11.552 votos. Ele também já ocupou o posto de líder do governo Sarto na Casa.
Leia mais
-
Sarto assina transmissão de cargo e Gardel Rolim assume Prefeitura de Fortaleza
-
Após confusão, Gardel Rolim diz que Câmara terá novas regras para manifestantes
-
"Superar a crise para focar nas eleições de 2024", diz Gardel Rolim sobre reunião nacional do PDT
-
Gardel Rolim acredita que Sarto e Elmano "vão se alinhar" com reunião