UFC adia liberação da lista de espera e responsabiliza "inconsistências" do MEC
A instituição responsabilizou os atrasos do Ministério da Educação (MEC) no envio dos relatórios necessários para a elaboração da lista
16:10 | Fev. 17, 2024
A Universidade Federal do Ceará (UFC) adiou a liberação da lista de espera dos interessados que aguardariam para entrar na instituição pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024. A expectativa é que lista seja divulgada na segunda-feira, 19. No cronograma, a classificação deveria sair na sexta-feira, 16.
Por meio de nota, a instituição responsabilizou, inicialmente, atraso do Ministério da Educação (MEC) no envio dos relatórios necessários para a elaboração da lista.
Já com os documentos, a UFC afirmou que, "apesar dos esforços da equipe", foram encontrados "inconsistências", o que teria inviabilizado a divulgação da lista.
"Apesar dos esforços da equipe, não será possível divulgar a Lista de Espera nesta sexta-feira (16), como previsto no Edital nº 03/2024. Após receber com atraso, do Ministério da Educação (MEC), os relatórios necessários à elaboração da lista, foram identificadas possíveis inconsistências nos documentos", afirmou a UFC.
A Universidade disse ainda estar em contato com o MEC para esclarecer as questões.
"Junto será publicado um aditivo ao edital adequando o cronograma de envio dos documentos pelos candidatos", disse ainda. Segundo a UFC, qualquer novidade será informada pelo site do Sisu na UFC e pelas redes sociais oficiais da instituição.
Leia mais
Na redes sociais, estudantes de outros estados também comentaram sobre atrasos na divulgação das listas de espera, como na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Outras instituições, no entanto, confirmaram a liberação da classificação.
Ainda na sexta-feira, 16, o MEC afirmou que as listas estavam liberadas e, como protocolo, os alunos poderiam conferir no site das instituições públicas de educação superior participantes do programa.
A classificação poderá ser utilizada durante todo o ano de 2024 pelas instituições participantes do Sisu, para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular, cabendo aos candidatos acompanhar as convocações efetuadas pelas instituições.
O sistema reúne vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil que participam do processo seletivo vigente, sendo a maioria delas oferecida por instituições federais
Sobre o adiamento da UFC, o MEC foi consultado, mas não houve retorno até a liberação desta matéria. Caso haja, haverá a atualização do material.