Evandro circula por tendências do PT em busca de apoios; decisão pode ser adiada
Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará trabalha por apoio das tendências internas do PT lideradas por José Guimarães e José Airton
15:02 | Fev. 16, 2024
Pré-candidato do PT à Prefeitura de Fortaleza, Evandro Leitão (PT) esteve reunido com a tendência interna do PT liderada pelo deputado federal José Guimarães (PT), o Campo Democrático, para conversa sobre a disputa à Prefeitura de Fortaleza. O encontro ocorreu nessa quinta-feira, 15. Antes, o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) foi recepcionado no gabinete do deputado federal José Airton (PT), principal nome da tendência Movimento PT, grupo que manifestou um indicativo de apoio a ele na disputa interna que trava contra outros quatro pré-candidatos, sobretudo contra Luizianne Lins (PT), deputada federal.
"Iniciamos o debate sobre a escolha do nosso candidato a prefeito de Fortaleza. Nosso campo político irá conversar com todos os pré-candidatos. E até março faremos nossa escolha. Hoje ouvimos o pré-candidato Evandro Leitão. Fizemos um ótimo debate", publicou José Guimarães em uma rede social. O Campo Democrático, tendência majoritária no PT Ceará, ainda receberá Luizianne Lins na próxima semana e os demais pré-candidatos.
São eles: Artur Bruno, assessor especial de assuntos municipais da Casa Civil do Ceará; Guilherme Sampaio, deputado estadual em exercício, e Larissa Gaspar, deputada estadual. José Airton disse ao O POVO que o Movimento PT iniciou uma série de diálogos com os pré candidatos do PT a Prefeitura de Fortaleza.
Leia mais
"Ontem foi com o deputado Evandro Leitão onde foi aprovado um indicativo a sua candidatura. Depois, convidaremos a Luizianne Lins, o Guilherme Sampaio, a Larissa Gaspar e o Artur Bruno. Vamos trabalhar pela unidade política do partido. Na verdade, o que queremos é que haja um entendimento no sentido de que agente possa estar unido para o nosso projeto de Fortaleza. Esperamos que definição do nome saia o quanto antes", afirmou Airton.
Decisão adiada?
O PT já manifestou abertamente a intenção de apresentar candidatura em março. O presidente do PT de Fortaleza, Guilherme Sampaio, afirmou que o cronograma de trabalhos do Grupo de Tática Eleitoral (GTE) será aprovado até o final deste mês. Questionado sobre se o prazo será respeitado, ele afirmou: "Vai depender se evoluiremos em direção a algum consenso e do método que o diretório vier a escolher para deliberar, pois há prazos específicos, dependendo do método a ser adotado."
Se não houver consenso ou não for possível alcançar maioria de dois terços do Diretório Municipal, fração que seria capaz de definir o escolhido, encontro municipal será convocado para votar.
Se algum pré-candidato alcançar a marca de dois terços do Diretório Municipal, dispensa-se a realização de prévias, quando os filiados ao PT de Fortaleza são instados a votar no nome de preferência.
Nos municípios com mais de mil filiados, caso de Fortaleza, quem vota são delegados eleitos. O número de delegados, conforme o regulamento, tem de ser pelo menos quatro vezes maior que o diretório. Como o diretório municipal tem 46 membros, 184 delegados poderão votar. Confira aqui detalhes dos meios disponíveis que o PT tem para a definição da pré-candidatura ao Paço Municipal.