Fantasia de Taxa do Lixo é tietada por foliões no último dia de Carnaval no Benfica

O autor da fantasia, que ficou famosa neste Carnaval, era parada há todo momento por outros foliões que pediam para tirar fotografias

20:08 | Fev. 13, 2024

Por: Vítor Magalhães
A fantasia de Taxa do lixo é disputada pelos foliões no Benfica (foto: Vitor Magalhães/ O Povo)

Quem curtiu o último dia de Carnaval de Fortaleza na Praça João Gentil, no bairro Benfica, nesta terça-feira, 13, se deparou com um folião fantasiado de "contribuinte da Taxa do Lixo".

A fantasia, confeccionada por Anderson Ribeiro, foi motivo de disputa para tirar fotos entre aqueles que festejavam na praça. Quem se deparava com a peça queria fazer um registro para publicar nas redes sociais.

Ribeiro brinca Carnaval há 30 anos e fez a fantasia como uma crítica bem-humorada ao imposto pago na Capital cearense referente ao manejo de resíduos sólidos. A roupa mostra o contribuinte em uma caixa de lixo carregada por um boneco vestido de gari. 

"Está sendo cobrada pelo segundo ano consecutivo e a cidade continua suja", reclama o brincante.

Enquanto o O POVO esteve na Praça, a fantasia era parada há todo momento por outros foliões que pediam para tirar fotografias e realizar postagens nas redes sociais ao lado de Anderson, que faz parte do "Bloco dos Sujos", caracterizado "pela crítica social e pela fantasia criativa. "O sujo é aquele que não está credenciado", afirma Anderson. 

Em vigor na Capital desde abril de 2023, a Taxa do Lixo deve ser uma das principais pautas das eleições de 2024 na Capital. A cobrança é alvo de críticas de diversos partidos e opositores tanto de direita quanto de esquerda. O dispositivo gerou desgastes na imagem da gestão municipal e do prefeito José Sarto (PDT), que deve tentar a reeleição em outubro.

O tema volta e meia entra em pauta nas discussões políticas da Cidade. Neste Carnaval, com as fortes chuvas registradas em Fortaleza no último final de semana, pré-candidatos da oposição foram às redes sociais para questionar a gestão devido a diversos pontos de alagamento e outros problemas derivados das precipitações.