Silvio Almeida, ministro de Lula, desfilará na Portela interpretando o abolicionista Luiz Gama
Previsão é de que a escola de samba carioca entre na avenida por volta das 23h; No fim de semana, o ministro já desfilou pela Vai-Vai, no Carnaval de São PauloO ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, está entre as presenças marcadas para o desfile da escola de samba Portela, no Carnaval do Rio de Janeiro, entre a noite desta segunda-feira, 12, e a madrugada de terça-feira, 13.
Almeida é um dos nomes que deverá dar vida ao advogado abolicionista Luís Gama durante o desfile na Sapucaí. O ator Lázaro Ramos dividirá o papel com ele.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
No fim de semana, o ministro já desfilou por outra escola, a Vai-Vai, no Carnaval de São Paulo. Na ocasião, Almeida estava em um carro alegórico.
"Esse carro simboliza um grito de liberdade, uma forma de olhar para o Brasil e dizer como é que a gente, como brasileiro, ocupa os espaços públicos no país", disse o ministro à coluna da jornalista Mônica Bergamo, da Folha.
O chefe da pasta de Direitos Humanos disse ainda que seu avô foi um dos fundadores da escola de São Paulo. "A escola tem um significado muito grande para a minha família, para o povo negro de São Paulo", pontuou. Nesta segunda-feira, 12, a previsão é de que a Portela entre na avenida por volta das 23h.
A escola vem ao público com o enredo “Um defeito de cor”, dos carnavalescos André Rodrigues e Antônio Gonzaga. O desfile traz uma nova perspectiva do livro homônimo, de Ana Maria Gonçalves, lançado em 2006.
A Portela é ainda hoje a maior campeã do Carnaval carioca, com 22 títulos, e será a segunda escola a desfilar nesta segunda-feira.