Alece: veja como verba de desempenho parlamentar deve ser usada
Montante pode ser utilizado para gastos com transporte, comunicação, dentre outros serviçosA mesa diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) estabeleceu o procedimento para a utilização de verba de desempenho parlamentar (VDP). O montante é disponibilizado mensalmente para garantir “desempenho qualificado e efetivo dos mandatos”.
Dentre as utilizações, incluem-se gastos com transporte, comunicação, além de serviços como seguro de vida, planos de saúde, ticket alimentação, vale refeição e hotéis.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O novo ato normativo foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira, 5, e une resoluções estabelecidas em 2022 e 2023, que utilizam como base o valor de R$ 36.184,18 para cada gabinete.
De acordo com documento, o crédito é individual e não são permitidas transferências entre os deputados estaduais. A utilização deverá ser feita unicamente para o exercício de funções parlamentares, sendo vedada qualquer ação com finalidade eleitoral, com uso da verba.
Para utilizá-las, deverá ser feito um requerimento do parlamentar à Diretoria-Geral, que, por sua vez, tomará as providências legais necessárias ao desembolso financeiro. Todo o valor remanescente da VDP será transferido para o mês seguinte.
Para as despesas de caráter indenizatório, o deputado deverá apresentar uma declaração assumindo total responsabilidade quanto à veracidade e à autenticidade da documentação encaminhada.
O ato ainda afirma que a Administração poderá optar pela aplicação das normas anteriores à vigência da Resolução n.° 726, de 20 de dezembro de 2023. Medida, no entanto, deve ser realizada no prazo de até 4 (quatro) meses, contados de 01 de janeiro de 2024.