Após pedido de Evandro, Camilo diz que trabalhará para implantar outro IFCE em Fortaleza
Pré-candidato pelo PT à Prefeitura de Fortaleza, o deputado foi ao Ministério da Educação, em Brasília, solicitar a demanda
13:02 | Jan. 31, 2024
Um dos pré-candidatos à Prefeitura de Fortaleza pelo PT, o deputado estadual Evandro Leitão foi ao Ministério da Educação (MEC), em Brasília, solicitar mais sedes do Instituto Federal de Educação (IFCE) na Capital cearense. Na ocasião, o ministro Camilo Santana afirmou que trabalhará em prol do pedido. O encontro foi compartilhado nas redes sociais nesta terça-feira, 30.
"O presidente Lula acabou de fazer um anúncio da ampliação dos Institutos Federais de Educação e, daí, ministro, é importante que o estado do Ceará seja contemplado. A nossa reivindicação é que mais institutos federais possam ser implantados no nosso estado, mais precisamente em Fortaleza, onde nós temos apenas um Campus do IFCE, na Av. 13 de Maio", explicou Evandro, que é também presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).
Leia mais
O deputado justificou o pedido com foco no futuro da juventude. "Esse pleito é extremamente importante na perspectiva de que nós poderemos estar oportunizando para que os nossos jovens possam ter melhores condições [de vida] num futuro próximo".
No vídeo, o ex-governador do Ceará garante que vai trabalhar para a solicitação ser atendida e afirma que já conversou com o reitor do IFCE.
"Evandro, pode ficar certo que nós vamos trabalhar, principalmente, com uma capital como Fortaleza, de mais de dois milhões e meio de habitantes, [que] tem bairros desassistidos na capital. Nós já conversamos com o reitor. Em breve, o presidente vai estar anunciando todas as instituições do Brasil inteiro. O Ceará será contemplado. Com certeza, vamos trabalhar para que Fortaleza seja contemplada", garantiu o ministro Camilo.
Eleições
Recém-filiado ao PT, Evandro Leitão é visto como um dos favoritos para disputar à Prefeitura de Fortaleza pela sigla petista. Ele, no entanto, se soma a outros quatro nomes já estabelecidos na legenda.
O grupo é composto pela ex-prefeita de Fortaleza e deputada federal, Luizianne Lins; o dirigente municipal e deputado estadual em exercício, Guilherme Sampaio; a deputada estadual Larissa Gaspar; e o assessor especial do governo, Artur Bruno.
Na última visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Capital cearense para inaugurar o campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no Estado, Evandro foi o único pré-candidato que compunha o quadro de autoridades presentes no palco do evento.
Larissa e Guilherme estavam na plateia, já Luizianne não esteve na ocasião. De acordo com sua assessoria de comunicação, ela foi proibida de subir ao palco em evento anterior, e não iria se submeter ao mesmo constrangimento. Em nota, o Palácio do Planalto afirmou que a deputada "foi convidada e teria lugar no palco se tivesse comparecido".
A decisão por quem deve ser o candidato do PT na disputa pela gestão Executiva de Fortaleza está prevista para o próximo mês de março.