PSB confirma filiação de Cid e "grupo numeroso de prefeitos" em fevereiro

A ida do grupo finaliza o cabo de guerra mantido por Cid e outros dirigentes partidários no PDT

O PSB Ceará confirmou nesta sexta-feira, 26, a filiação do senador Cid Gomes (de saída do PDT) e "grupo numeroso de prefeitos". O evento irá acontecer no domingo, 4 de fevereiro, como adiantando por Carlos Siqueira, presidente nacional do PSB. Ele, no entanto, havia confirmado apenas a vinda do senador e destacado que "quanto aos outros membros do PDT, só eles podem responder", em menção a prefeitos e vereadores.

Com a chegada do grupo, o PSB projeta se tornar "uma das maiores forças partidárias do Estado. "A filiação do senador Cid Gomes e de um grupo numeroso de prefeitos irá projetar o PSB como uma das maiores forças partidárias do estado, fortalecendo o projeto Ceará Cada Vez Mais Forte com Lula, Camilo, Elmano e Cid. Será uma grande celebração democrática", disse a sigla, ao convidar a população para o evento. 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A mudança de legenda feita pelo ex-governador encerra um capitulo da crise instalada no PDT em que, de outro lado, está o irmão Ciro Gomes. Os embates acontecem deste a eleição de 2022, com a escolha de Roberto Cláudio como candidato do PDT ao Governo do Ceará. Em uma escalada de brigas e desavenças,  o racha atingiu outras áreas como as eleições municipais de 2024 e o apoio formal ao governador Elmano de Freitas (PT).

Enquanto estava no PDT, o senador desejava uma reaproximação com PT liderado pelo ministro Camilo Santana (PT) e também estender o apoio à candidatura em Fortaleza. Após um ano de desavenças e diversas reviravoltas com decisões judiciais, Cid e grupo de cerca de 40 prefeitos anunciaram que iriam deixar o partido

Flávio Torres, presidente interino do PDT, afirmou que aguarda o dia 4 de fevereiro para saber ao certo quantos prefeitos devem permanecer e quantos realmente irão se filiar ao PSB. "Depois do dia 4 de fevereiro, que é a data, dessa vez é a terceira data que eles adiam. Estão dizendo que vão para o PSB. Tudo bem, quando eles forem, e quem tiver de sair, sair, nós vamos ter essa geografia real do partido no Ceará", disse ao Jogo Político ainda em janeiro.

Como mostrou reportagem do O POVO, com essa filiação, PSB e PT passam a disputar o posto de sigla com mais prefeituras no Estado no período que antecede as eleições municipais. O PSB elegeu 8 prefeitos em 2020, mas recebeu um aumento de nomes quando o partido passou a ser liderado por Eudoro Santana. Em evento de grande porte, prefeitos e lideranças se filiaram à sigla. 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar