O que se sabe sobre o software de espionagem da Abin

Em seu site, a Cognyte se diz "líder global em software de análise investigativa". "Centenas de clientes em mais de 100 países confiam nas soluções da Cognyte para acelerar e conduzir investigações e obter insights"

15:35 | Jan. 25, 2024

Por: Carlos Holanda
Agência Brasileira de Inteligência (Abin) (foto: Antonio Cruz / Agência Brasil)

A Polícia Federal (PF) deflagrou operação nesta quinta-feira, 25, contra suposta espionagem ilegal que teria ocorrido por meio da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) contra adversários do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), entre os quais Camilo Santana (PT), atual ministro da Educação, Gilmar Mendes e Alexandre Moraes, estes ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). O atual deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), que comandou a Abin no governo Bolsonaro, é um dos alvos da investigação.

Mais informações ao vivo:



A suspeita é de que o software de inteligência chamado First Mile, desenvolvido por pela empresa israelense Cognyte, seria utilizado pela inteligência brasileira sob Bolsonaro para espionagens irregulares, movidas contra adversários dele e de sua administração. Políticos, juízes, servidores públicos, policiais, advogados, jornalistas foram investigados pela tecnologia.

O programa foi uma aquisição feita no final do governo de Michel Temer (MDB), de 2016 a 2018. Em seu site, a Cognyte se diz "líder global em software de análise investigativa". "Centenas de clientes em mais de 100 países confiam nas soluções da Cognyte para acelerar e conduzir investigações e obter insights, com os quais identificam, neutralizam e combatem ameaças à segurança nacional e abordam diferentes formas de atividades criminosas e terroristas", afirma o site da Cognyte, visitado por O POVO.

Não existem informações específicas a respeito do First Mile no site. Contudo, veja o que se sabe sobre a aparelhagem, conforme o portal de notícias G1:

Permite o monitoramento de até 10 mil donos de celulares a cada 12 meses. Apenas por meio do número do contato, pode-se localizar aparelhos que utilizavam redes 2G, 3G e 4G;

O sistema é capaz de gerar localização aproximada dos dispositivos rastreados, além de gerar alertas sobre a rotina de suas movimentações;

Conforme a revista Forbes, a Cognyte/Verint comercializava todas as modalidades de ferramenta de espionagem; 

Um dos meios de localizar as pessoas espionadas eram torres de celular próximas. A revista estadunidense disse que, para isso, o software explora o sistema de vendas de anúncios online.