Vice do PT em Fortaleza deve ficar com PSB e passar por crivo de Cid, defende petista

Desde agosto, o PSB é comandado no Ceará pelo ex-deputado Eudoro Santana, pai do ministro da Educação Camilo Santana (PT), com quem Cid mantém ligação muito próxima

15:39 | Jan. 23, 2024

Por: Vítor Magalhães
O PT tem cinco pré-candidatos a prefeito em Fortaleza e ainda não definiu um nome. Partidos da base aliada devem começar articulações para pleitear a vice na chapa (foto: AURÉLIO ALVES)

Em agenda com o governador Elmano de Freitas (PT) e aliados, na manhã desta terça-feira, 23, um petista comentou ao O POVO o andamento das discussões relacionadas ao posto de vice na chapa que concorrerá à Prefeitura de Fortaleza, nas eleições de 2024. O PT tem cinco pré-candidatos a prefeito na Capital, mas, nos bastidores, partidos da base aliada já estão de olho na vice.

Reservadamente, um importante interlocutor político, que compõe a cúpula petista no Estado, defendeu que a vice na chapa do PT fique "com outro partido aliado, com o PSB; com o Cid”; comentou, no sentido de que o senador Cid Gomes participe ativamente da escolha do nome.

Desde agosto, o PSB é comandado no Ceará pelo ex-deputado Eudoro Santana, pai do ministro da Educação Camilo Santana (PT), que mantém ligação muito próxima com Cid mesmo após o racha entre petistas e ala do PDT liderada pelo ex-ministro Ciro Gomes.

O mesmo petista sinalizou, ainda, que o fato da indicação da vice ficar com o PSB serviria também como um gesto a Cid, que deve participar das discussões para indicar o nome que vai compor a chapa apoiada pelo grupo do Palácio da Abolição.

Cid está de saída do PDT e é esperado que se filie ao PSB no próximo dia 4 de fevereiro, em evento previsto para ocorrer na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).

A informação da filiação foi confirmada, ainda em janeiro, pelo presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira. Além do senador, prefeitos e vereadores pedetistas devem se filiar ao PSB, seguindo desejo de Cid em realizar uma migração coletiva.