Élcio diz que criticas sobre incêndio no Cocó foram para Elmano e não para os bombeiros
Corpo de Bombeiros repudiou fala inicial do vice-prefeito de Fortaleza, que se justificou e aproveitou para cobrar ações preventivas do governo para que casos similares não voltem a ocorrerO vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista (PSDB), foi às redes sociais neste fim de semana para dar explicações sobre uma crítica que havia feito ao governo do Estado, na esteira do incêndio que atingiu o parque do Cocó, na Capital, e que gerou um mal-estar com o Corpo de Bombeiros do Ceará, que lançou nota repudiando o comentário do gestor tucano.
“Meu posicionamento de forma nenhuma foi direcionado ao time de servidores que estão lá dia e noite em busca da solução do incêndio. A minha fala foi direcionada à liderança do governador, que deveria tomar as providências para sanar esse problema que tem dimensões ambientais e sociais extremas”, justificou o vice-prefeito em post no Instagram.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
E seguiu: “Jamais iria me direcionar aos bombeiros que estão lutando para sanar o problema. Falo sobre um plano estratégico para enfrentar o problema, suporte aéreo, e tomadas de decisões acertadas, inclusive pela vida desses profissionais. Reforço aqui aos profissionais, homens e mulheres, que estão trabalhando, meu respeito máximo e admiração, sei que arriscam suas próprias vidas pelo bem-estar coletivo”, pontuou.
O tucano lembrou ainda ter sido chefe de gabinete do governo do Estado em passado recente, até 2020, e que tem boa relação com bombeiros e outros agentes de segurança. “Pergunte a qualquer profissional dos bombeiros como era meu tratamento, o meu incentivo e a minha defesa ao investimento na modernização do copeiro de bombeiros. Da compra de equipamentos para segurança dos profissionais do corpo de bombeiros”, disse.
O vice-prefeito, de grupo político que rompeu com a gestão estadual em 2022, reafirmou as críticas ao governo de Elmano de Freitas (PT). “Um governo que leva nove meses para nomear o gestor do Parque é um governo sem compromisso, que leva em risco não só a vida da própria floresta, mas dos profissionais que estão lutando para apagar o incêndio”, completou, pedindo ações preventivas para que casos similares não voltem a ocorrer.
Relembre o caso
No decorrer do incêndio que atinge o Parque do Cocó, quando agentes do Corpo de Bombeiros já trabalhavam para conter as chamas, Élcio escreveu: “Mais uma vez a falta de compromisso do Governo do Estado com a natureza. Mais uma vez, zero compromisso, zero agilidade, zero resolutividade! Nota no Instagram não resolve o que perdemos! Que tristeza!”.
Em resposta, a corporação divulgou nota afirmando que “desde que o fogo foi identificado, em área de difícil acesso do parque, homens e mulheres do Corpo de Bombeiros atuam ininterruptamente para controlar o incêndio, inclusive durante toda madrugada. São centenas de servidores, entre bombeiros, brigadistas da Secretaria do Meio Ambiente e policiais militares que se dedicam a interromper esse desastre”.
Na sequência, a instituição afirmou que “lamenta que o vice-prefeito, um agente público que deveria zelar pelo bem dos fortalezenses, use as redes sociais para desrespeitar os servidores que têm atuado de forma tão intensa e que dedicam suas vidas para debelar o incêndio, para, com isso, proteger a principal área de preservação ambiental da Capital”.