Deputado defensor de cotas no ITA diz ter visto reações preconceituosas: 'Aviões vão cair'

Idilvan Alencar diz que não abrirá mão de defender a proposta, sobretudo quando as casas legislativas retomarem as atividades

Defensor de 50% das vagas do Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA) destinadas a egressos do ensino público, o deputado federal cearense Idilvan Alencar (PDT) relatou ter lido nas redes sociais reações preconceituosas à proposta que protocolará no dia 1º de fevereiro, quando a Câmara dos Deputados e o Senado Federal retomam as atividades. Idilvan esteve na sexta-feira, 19, no hangar de esportes da Base Aérea de Fortaleza para lançamento da pedra fundamental do ITA campus Fortaleza.

"É uma proposta polêmica, né? Hoje saiu na Folha de S.Paulo, no Instagram do O POVO. As pessoas fazem muito ataque. 'Ah, é um absurdo', como se aluno de escola pública não tivesse competência. É bom deixar claro que, quando a lei das cotas foi criada, a universidade ficou mais plural, eles deram conta do recado", disse o parlamentar. 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

"Acho que seria muito importante ter (cotas) no ITA. A gente bota no IME (Instituto Militar de Engenharia) amanhã. É investimento público, por que não ser também para o filho do trabalhador? Recebi muito ataque nas redes sociais à minha pessoa. 'É louco, é sem noção, vai desqualificar o ITA, os aviões vão cair'. É por ai a discussão", exemplificou o parlamentar sobre o que disse ter visto entre os comentários ao projeto.

O ITA foi criado em 16 de janeiro de 1950. Situada somente em São Paulo, em São José dos Campos, a instituição é ligada ao Comando da Aeronáutica e considerada referência em engenharia no País. Os cursos de graduação ofertados pelo ITA são Engenharia Aeronáutica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica-Aeronáutica, Engenharia Civil Aeronáutica, Engenharia da Computação e Engenharia Aeroespecial.

O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), anunciou que o ITA em solo cearense receberá dois novos cursos, os de Engenharia e Energias Renováveis e Engenharia de Sistema. As instalações da Base Aérea de Fortaleza abrigarão a sede do novo ITA. O governador Elmano de Freitas (PT) afirmou que posteriormente o campus de Fortaleza disporá do curso de Bioengenharia.

Elmano não comentou sobre a proposta de cotas, mas afirmou que os alunos da rede pública serão contemplados com curso preparatório para disputarem vagas na instituição. "Para que nossos jovens ingressem no ITA, para que possamos selecionar nossos melhores alunos desde o ensino fundamental e dar oportunidade aos melhores, para que tenham acesso aos melhores métodos e também poderem ingressar no ITA, ou de São José dos Campos ou do Ceará, mas que ingressem nos seus projetos de vida".

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

ITA Ceará cotas ITA

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar