Como o discurso de Evandro evoluiu até anunciar pré-candidatura a prefeito de Fortaleza
Quase um mês após os dois principais momentos que marcaram sua chegada ao PT, a aprovação da filiação pela Executiva estadual e o ato de filiação, ocorridos em 14 e 17 de dezembro, respectivamente, Evandro finalmente entrou na disputa com as próprias palavras
13:11 | Jan. 16, 2024
Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Evandro Leitão (PT) dava respostas em sua maioria fugidias sobre a disputa à Prefeitura de Fortaleza, até anunciar-se pré-candidato na noite desta segunda-feira, 15. A ex-prefeita e deputada federal Luizianne Lins, principal adversária dele na corrida interna petista pela condição de candidata ao cargo, está em intensa movimentação.
Então, quase um mês após os dois principais momentos que marcaram sua chegada ao PT, a aprovação da filiação pela Executiva estadual e o ato de filiação, ocorridos em 14 e 17 de dezembro, respectivamente, Evandro entrou na disputa com as próprias palavras.
"Em reunião hoje (segunda) com o presidente estadual do PT, Conin, e com o presidente municipal, Guilherme Sampaio, apresentei meu nome como uma das alternativas de candidatura à Prefeitura de Fortaleza este ano, dentro do arco de alianças que tem ajudado o nosso Ceará a crescer cada vez mais", anunciou. Na foto levada às redes, aparece ladeado por Camilo Santana, ministro da Educação, Elmano de Freitas, governador do Ceará, e José Guimarães, principais líderes do PT no Ceará.
Veja a evolução do discurso de Evandro até o anúncio de pré-candidatura:
2/3/2023: Sarto candidato natural
"Essa questão de ser natural que aquele que está à frente apresentar o seu nome para dar continuidade, em condições normais, eu acredito que isso seja algo que todos nós tenhamos, eu pelo menos tenho essa compreensão", disse o deputado.
"Agora, é óbvio que isso aí vai depender muito da situação de como o gestor estará mais na frente, a avaliação que a população faz do gestor. Tudo isso passa por uma avaliação, uma avaliação de uma pesquisa qualitativa, não só quantitativa, mas também qualitativa. Para isso, temos de dar tempo ao tempo".
4/5/2023: Não irei fugir de "nenhum tipo de desafio"
"Não irei fugir de nenhum tipo de desafio que porventura nós tivermos. Estou na vida pública para construir, para que a gente possa se sentir útil na vidas das pessoas. A política tem esse poder de mudar a vida das pessoas. Eu me coloco à disposição, estou em um momento da minha vida pública muito empolgado e dedicado com qualquer desafio que porventura nosso projeto político venha a nos colocar"
13/7/2023: Sobre discutir eleição à Prefeitura: "Teremos momentos mais apropriados"
"Foram mais de 103 mil pessoas que se lembraram que acreditaram em nosso trabalho e hoje eu estou focado nisso, eu acredito que para essa discussão, para Prefeitura de Fortaleza, nós teremos momentos mais apropriados", disse. "Quando for em 2024 a gente vai mergulhar sobre essas instruções", afirmou Evandro num contexto em que lideranças da Assembleia ligadas a Camilo o convidavam abertamente a se filiar ao PT e se manifestavam em favor de eventual candidatura. No caso, De Assis Dinis, líder da bancada do PT na Assembleia, e Júlio César Filho (PT), ex-líder do governo Camilo Santana.
29/8/2024: Saída do PDT
"Chegou a hora de dizer que eu estou saindo do PDT", anunciou em plenário o presidente. "Iremos continuar o processo de transformação, de mudança no Estado do Ceará, seja onde for".
11/9/2023: População avaliará melhor projeto para a Cidade
"Qual o projeto melhor, aquele que representará melhor esse projeto e aí, sim, iremos enfrentar, ou conosco ou com outra candidatura, aquilo que é o melhor para Fortaleza", disse Evandro em setembro, quando já havia anunciado a saída do PDT e era especulado ou no PT ou no PSB, para onde o senador Cid Gomes levará todo o seu grupo. Ele marcou presença no evento como governador em exercício em razão de viagens internacionais de Elmano e Jade Romero, vice-governadora do Ceará. Fez foto com a camisa do PSB.
23/10/2023: Evandro lidera evento da Assembleia com boné do MST
Com boné do Movimento Sem-Terra, organização profundamente identificada com o PT, Evandro participou ao lado de colegas parlamentares do "Vem para Alece". Comeu produtos orgânicos plantados e colhidos pelo movimento. Ao som de forró, o evento ofertou serviços à população.
14/12/2023: Executiva do PT aceita Evandro Leitão
A Executiva do PT Ceará aprovou a filiação Evandro e mais sete prefeitos. Três dias antes, ao realizar o pedido de filiação, Evandro disse ser "uma das mais importantes decisões da minha vida pública", mas não falou diretamente de disputa eleitoral. "Meu coração escolheu o PT. E com o coração, cheio de força e esperança, seguirei firme na luta", comemorou.
15/12/2023: Evandro faz foto com Lula
"Sendo recebido pelo presidente Lula, em Brasília. Uma honra e uma grande alegria estarmos juntos, pela reconstrução do Brasil e pelo crescimento do nosso Ceará", disse Evandro um dia após ter sido aceito no PT. Em setembro, Lula disse em entrevista ao O POVO não ver problemas na hipótese um recém-filiado ser lançado à disputa ao Executivo.
"O PT tem no Ceará lideranças muito fortes, experientes e atuantes, como o governador Elmano de Freitas, a deputada Luizianne Lins, o ministro Camilo Santana, o nosso líder na Câmara José Guimarães, entre outros. A energia e quantidade de quadros do PT do Ceará é invejável. E também tem gente boa nos partidos aliados. Não é um problema de falta de nomes. Tomaremos a decisão no tempo certo."
17/12/2023: Pré-candidatura? Não é momento para falar disso
"Não é momento para nós conversarmos sobre isso. No momento oportuno... Hoje é um dia de filiação. Hoje é um dia de filiação, um dia festivo para que a gente possa estar assinando a ficha aqui, como nós assinamos. No momento oportuno nós iremos conversar sobre isso", disse Evandro no dia do ato de filiação ao PT. Embora evitasse falar como pré-candidato, Evandro Leitão foi saudado com coro de "prefeito" por parte da militância presente em dois momentos do evento.
15/1/2024: Anuncio da pré-candidatura
"Em reunião hoje com o presidente estadual do PT, Conin, e com o presidente municipal, Guilherme Sampaio, apresentei meu nome como uma das alternativas de candidatura à Prefeitura de Fortaleza este ano, dentro do arco de alianças que tem ajudado o nosso Ceará a crescer cada vez mais", escreveu Evandro Leitão nas redes sociais nessa segunda-feira.