Evandro tem maior viabilidade para ganhar eleição em Fortaleza, diz secretário de Elmano
"Eu acho, hoje, o presidente Evandro com um preparo estrutural para ganhar a eleição bem maior que os demais candidatos do PT, sem demérito a nenhum deles, sem interferir na decisão, porque o candidato que o PT decidir junto com o governo do Estado terá o meu apoio""
16:02 | Jan. 15, 2024
Assessor especial de Assuntos Federais do Ceará, na Casa Civil, Leonardo Araújo afirmou ao O POVO que vê Evandro Leitão, presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), em melhores condições de vencer a disputa à Prefeitura de Fortaleza do que os outros quatro pré-candidatos do PT à missão. Antes, Leonardo concedeu entrevista ao programa O POVO no Rádio, da Rádio O POVO CBN, apresentado por Jocélio Leal e Juliana Mattos Brito.
Confira a entrevista
"O presidente Evandro é um nome em ascensão e a participação em uma eleição tem de considerar a viabilidade de vitória. Eu acho, hoje, o presidente Evandro com um preparo estrutural para ganhar a eleição bem maior que os demais candidatos do PT, sem demérito a nenhum deles, sem interferir na decisão, porque o candidato que o PT decidir junto com o governo do Estado terá o meu apoio", disse Leonardo.
O ex-colega de Legislativo estadual, avaliou o membro do governo Elmano, tem maior capacidade e "capilaridade" bem maior de diálogo e envolvimento com a política cotidiana de Fortaleza. Ponderou, contudo, que admira que a deputada federal Luizianne Lins (PT). "É uma pessoa por quem eu tenho carinho muito grande, foi prefeita de Fortaleza, tive oportunidade de acompanhar a administração dela."
Evandro e Luizianne são pré-candidatos do PT ao lado de Artur Bruno, assessor especial de assuntos municipais do Ceará, cargo vinculado à Casa Civil do Ceará; Guilherme Sampaio, vereador licenciado e deputado estadual em exercício, e Larissa Gaspar, deputada estadual. A escolha do PT está agendada para março.
Em recente entrevista (leia aqui) ao O POVO, Luizianne Lins (PT) afirmou que não vislumbra a decisão tomada por meio de acordo. Se a projeção dela estiver correta, restará ao PT de Fortaleza a disputa por prévias, quando os filiados à agremiação em nível municipal são instados a votar no nome de sua preferência.
Ela disse acreditar na consciência dos filiados e na sensibilidade dos principais líderes do PT, notadamente o ministro Camilo Santana, o governador Elmano de Freitas e o deputado federal José Guimarães, líder do governo Lula na Câmara dos Deputados, para que o processo seja uma verdadeira demonstração de democracia interna.
"Como isso não virar um processo fraudulento, de fachada, artificial? Isso nós vamos jogar na mão e na consciência dos petistas que são filiados aqui em Fortaleza para fazer isso", disse Luizianne na entrevista.