Família de Sofia Valim faz campanha para incentivar doação de órgãos

Família da influenciadora doou quatro órgãos da jovem após o falecimento, em dezembro de 2023

08:42 | Jan. 14, 2024

Por: Alexia Vieira
Sofia Valim morreu aos 19 anos após complicações de um transplante de fígado (foto: Reprodução/Instagram)

A família de Sofia Valim lançou por meio das redes sociais uma campanha para incentivar a doação de órgãos. Filha do prefeito de Caucaia Vitor Valim (PSB) e da empresária Gaída Dias, Sofia morreu aos 19 anos, em dezembro de 2023, após complicações de um transplante de fígado. Os órgãos da jovem influenciadora digital foram doados.

“Doar um órgão é dar uma nova chance de vida a alguém. Maria Sofia faz parte dessa corrente de esperança. Ela recebeu um transplante de fígado e doou quatro órgãos”, diz a postagem da campanha endossada pela família da jovem.

"Minha filha será luz na vida de muitos jovens. E o que conforta meu coração, nesse momento, é saber que outras pessoas terão esperança de viver. Se Deus quis assim, mesmo com toda tristeza, aceito e obedeço à Sua vontade. Sentirei muita saudade da minha menina, companheira e bagunceira. Eu era fã dela", disse Gaída ao Frisson, portal assinado por ela.

A campanha chama a atenção para o fato de que familiares precisam autorizar por escrito a doação dos órgãos do ente falecido. A rapidez dessa decisão é crucial para os órgãos serem retirados e transplantados a tempo.

Em 2023, 1.687 transplantes de órgãos e tecidos foram realizados no Ceará, de acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Ao nível nacional, o ano passado teve o maior número desse tipo de procedimento na última década. Entre janeiro e setembro, 6.766 transplantes foram realizados em todo o País

Prefeito desiste de tentar reeleição após morte da filha

O pai de Sofia Valim, o prefeito de Caucaia Vitor Valim, afirmou que não disputará a reeleição para o cargo em 2024. Em suas redes sociais, Valim compartilhou que a decisão foi tomada após a morte da filha.

"O fato de não ir para a reeleição foi uma decisão pessoal e, ao mesmo tempo, familiar. A perda de minha amada filha Sofia me fez repensar minha vida. Infelizmente, a oposição, num desrespeito total a este momento de uma dor imensurável que vivo, se aproveita para me atacar com mentiras e fake news. Não vou mais aceitar tamanha maldade", disse o prefeito nas redes sociais.