Elmano se reunirá com Valim para discutir eleição em Caucaia
Governador disse que primeiro pretende ouvir o prefeito para depois definir um nome e uma estratégia para a disputa eleitoral na cidade
12:17 | Jan. 11, 2024
O governador Elmano de Freitas (PT) afirmou nesta quinta-feira, 11, que pretende se reunir com o prefeito de Caucaia, Vitor Valim (PSB), para discutir a pauta eleitoral. Valim anunciou, nesta semana, que não concorrerá à reeleição em 2024, abrindo caminho para uma indicação que deve passar pelo crivo do ministro da Educação, Camilo Santana (PT), e do próprio Elmano.
Questionado sobre como pretende tratar as articulações com Valim, que hoje gere o segundo maior colégio eleitoral do Ceará, Elmano afirmou que, no que depender dele, primeiro deverá ouvir o prefeito para depois definir uma estratégia em grupo para a cidade.
“Aprendi com o ex-governador Camilo Santana, que em situações como essa é muito importante a gente dialogar. Quero fazer uma reunião com o prefeito Valim. Acho que a primeira medida é ouvir o prefeito, uma pessoa muito importante na nossa eleição para o governo do Estado no ano passado”, disse o petista durante entrega da nova sede de uma Coordenadoria da Pefoce, no bairro Benfica, em Fortaleza.
Leia mais
E seguiu: “A primeira medida que quero (tomar) é ouvi-lo com tranquilidade, com respeito e saber o que ele pensa para o futuro. Ele não sendo candidato, não quer dizer que não terá um papel muito importante na eleição da cidade que governa. Afinal é a sucessão dele”.
Elmano reforçou que, antes de definir nomes, pretende ouvir as ideias do atual gestor municipal. “Da minha parte, nosso campo político deve ouvir dele qual a ideia, qual a estratégia, se ele pensa em nomes, em que nomes que ele pensa, e a partir disso a gente debater”.
O POVO antecipou nomes que já são ventilados nos bastidores de Caucaia, dentre os quais o do secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará, Salmito Filho, e o da deputada estadual Lia Gomes; ambos estão no PDT, mas buscam sair para se filiar a outro partido, possivelmente o PSB.
Leia mais
Com informações da repórter Thays Maria Salles