PDT aguarda oficialização do TSE para confirmar nova comissão provisória no Ceará

Mandato do antigo diretório estadual pedetista no Ceará teve a vigência encerrada em 31 de dezembro; partido aguarda a entrada da inscrição no sistema da Justiça Eleitoral

O PDT, comandado nacionalmente de forma interina pelo deputado federal cearense André Figueiredo, já enviou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a inscrição para constituir uma nova comissão provisória no Ceará. O ex-senador Flávio Torres é o indicado para a presidência; a vice-presidente indicada é Cristina Brasil e o vereador de Fortaleza e líder do prefeito José Sarto (PDT) na Câmara, Iraguassu Teixeira Filho, assumirá a tesouraria.

O mandato do antigo diretório estadual pedetista no Ceará teve a vigência encerrada em 31 de dezembro. O diretório estava sob o comando do senador Cid Gomes (PDT), com quem Figueiredo travou disputa por meses pelo comando local da sigla, com direito a disputas judiciais.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Os nomes que devem assumir a nova comissão provisória são todos mais alinhados ao grupo de André, que conta ainda com nomes como Ciro Gomes (ex-ministro), Roberto Cláudio (ex-prefeito) e Sarto. O partido aguarda a oficialização da inscrição no sistema da Justiça Eleitoral. Até às 12h35min desta terça-feira, 9, ainda não constavam no sistema da Justiça Eleitoral registros de comissões/diretórios ativos.

A crise interna no PDT cearense fez com que o partido sofresse baixas, com prefeitos e parlamentares anunciando saídas ou tentando, judicialmente, deixar o partido sem perder mandato. Além de Cid Gomes, que deve ir para o PSB, mais de 40 prefeitos devem sair do PDT. Com isso, a nova comissão provisória terá que trabalhar para reestruturar a legenda no Interior e se preparar para a eleição de 2024.

Neste cenário, a Capital, gerida por José Sarto, passa a ser uma prioridade do grupo político pedetista. Sarto tentará a reeleição num cenário em que o grupo estadual comandado pelo PT deve lançar nome próprio. Além disso, partidos da oposição mais à direita, como União Brasil e PL, projetam candidaturas competitivas para o ciclo atual.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

PDT Ceará justiça eleitoral comissao provisoria TSE Flavio Torres Cid Gomes Andre figueiredo Ciro Gomes Roberto Claudio Jose Sarto Racha no PDT Diretorio estadual do PDT

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar