Primeira reunião do governo Elmano em 2024 define estratégias para combater facções
Encontro reuniu pastas como Proteção Social, Juventude e Educação. Atuação na Segurança Pública é uma das principais críticas da oposição a ElmanoA primeira agenda de 2024 do governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), teve como foco discussão sobre estratégia integrada para a área segurança pública com foco na juventude, com objetivo de combater as facções no Estado. O encontro realizado nesta terça-feira, 2, na sede da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE), em Fortaleza, reuniu pastas como Proteção Social, Juventude e Educação.
"Nessa primeira agenda de 2024, estive novamente com a cúpula da Segurança Pública do Ceará e com secretários de pastas estratégicas na promoção de projetos sociais, culturais e de geração de emprego e renda. O objetivo é discutir, de forma integrada, as ações de combate à criminalidade e políticas de prevenção voltadas, sobretudo, para a nossa juventude", destacou o governador.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O encontro deliberou encaminhamentos feitos durante reunião na última semana. Na primeira ocasião, a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), ligada à SSPDS, apresentou cruzamento de indicadores criminais a partir do georreferenciamento de ocorrências em determinados territórios. Para o secretário da SSPDS, Samuel Elânio, a territorialização das ações integradas entre as diferentes áreas do Governo é fundamental na discussão.
"Apontamos regiões onde poderia haver uma atuação melhor da SSPDS e das suas vinculadas, bem como das outras secretarias, para que tenhamos uma execução mais eficaz das ações do Estado, via segurança pública, mas também por meio de ações sociais e de prestação de outros serviços, como educação, saúde, esporte, juventude ou de geração de trabalho e renda", explicou.
Ainda conforme o titular da pasta, o intuito é atender a juventude no combate a criminalidade. "O objetivo de fortalecer essa integração é que a gente consiga atender a população jovem e trazer mais segurança, paz, tranquilidade e sensação de segurança para toda a população em todo o estado do Ceará, especificamente, iniciando nessas áreas que serão definidas".
Estiveram presentes na primeira reunião de 2024 a vice-governadora Jade Romero; o chefe da Casa Civil, Max Quintino; a secretária da Educação, Eliana Estrela; a secretária da Proteção Social, Onélia Santana; o secretário do Esporte, Rogério Pinheiro; a secretária da Cultura do Ceará, Luiza Cela; secretária da Diversidade, Mitchele Meira; a secretária da Juventude, Adelita Monteiro; e o secretário do Trabalho, Vladyson Viana; entre outros titulares da SSPDS e outras entidades.
Oposição critica segurança na gestão Elmano
O ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (PDT) é um dos opositores que criticam a área de segurança pública na gestão Elmano de Freitas. No último novembro, RC criticou o Governo do Ceará por três homicídios registrados em areninhas localizadas na capital cearense. O atual vice-prefeito, Élcio Batista (PSDB), acompanhou-o nas críticas.
"A atitude de omissão, apatia e distanciamento do governador são inadmissíveis. Não basta uma nota oficial ou mais uma promessa vazia de endurecimento das ações. Soa como uma explicação, uma justificativa, não como uma solução para um problema tão difícil!", afirmou o pedetista. "Tenho dito que é preciso reagir com uma mudança profunda nas ações de segurança pública, a começar pela própria atitude pessoal do governador, que jamais pode deixar transparecer essa postura de resignação ou conformismo".
Já o tucano se referiu a uma das mortes como resultado da "incapacidade da segurança pública do Estado do Ceará". Conforme Élcio, "é a ausência absoluta e completa de um Governo do Estado que não tem plano e, muito menos, ação".