Caso Choquei: página admite republicação de notícia falsa

O proprietário do perfil, Raphael Sousa, prestou depoimento à polícia civil de Minas Gerais sobre a morte de Jéssica Canedo; entenda pronunciamento da Choquei

23:35 | Dez. 28, 2023

Por: Penélope Menezes
Hacker expõe contratos e extratos de publicidades negociadas entre Choquei e grandes marcas como Natura (foto: Reprodução/X@choquei)

A página Choquei, responsável por fofocas sobre celebridades nas redes sociais, compartilhou mais uma nota nesta quinta-feira, 28, sobre a morte de Jéssica Canedo. O perfil afirmou ter fornecido provas sobre o “fato gerador da notícia falsa”.

O proprietário da página, Raphael Sousa, prestou esclarecimentos à Polícia Civil de Minas Gerais e, de acordo com o comunicado, “apresentou fatos e documentos que contribuem para elucidar o episódio e dar a real dimensão do papel da Choquei no caso”.

Um suposto relacionamento entre a jovem mineira e o humorista Whindersson Nunes foi publicado em diversos perfis nas redes, entre eles a página Choquei, com prints falsos de conversas entre ambos.

Após o artista e Jéssica negarem qualquer envolvimento, a mineira afirmou estar sofrendo ataques relacionados com as fake news e pediu a exclusão das postagens falsas, que permaneceram no ar.

A nota oficial declarou que o rumor foi publicado originalmente por um outro perfil e republicado posteriormente pela Choquei. A página acrescentou ter disponibilizado imagens de diálogos que mostram os procedimentos adotados após a descoberta da inautenticidade.

A mãe de Jéssica Canedo confirmou a morte da filha nas redes sociais — “A Jéssica não resistiu à depressão e a tanto ódio e veio a óbito”— enquanto Whindersson lamentou o ocorrido.

Morte de Jéssica Canedo mobiliza governistas e bolsonaristas; ENTENDA

Caso Choquei: perfil diz passar por ‘processo de reavaliação’

Em nota, a página Choquei declarou passar “por um profundo processo de reavaliação interna dos métodos adotados”. O objetivo é visar a implementação de filtros e códigos de conduta para evitar episódios similares.

“A Choquei está à disposição para contribuir com os órgãos de investigação, assim como colaborar para o aprimoramento do setor de notícias online”, completou o perfil de fofocas.

Caso Choquei: veja nota na íntegra

Confira o pronunciamento completo da Choquei sobre a morte de Jéssica Canedo após a republicação de fake news.

Nota oficial. pic.twitter.com/2TcPlrNkx4

— CHOQUEI (@choquei) December 28, 2023


Caso Choquei: Prevenção ao suicídio 

O Centro de Valorização da Vida (CCV) é uma associação civil sem fins lucrativos responsável pela oferta gratuita de apoio emocional e prevenção ao suicídio. A iniciativa acontece por meio de chat, telefone ou e-mail.

O acesso está disponível 24 horas por telefone e com horários determinados para o chat. A seguir: