Haley Filho tomará posse como procurador-geral de Justiça no dia 5 de janeiro

O promotor de Justiça, segundo mais votado na lista tríplice, foi indicado pelo governador Elmano de Freitas (PT) para chefiar o Ministério Público do Ceará (MPCE) pelos próximos dois anos

16:17 | Dez. 27, 2023

Por: Guilherme Gonsalves
HALEY FILHO foi indicado por Elmano à PGJ (foto: Divulgação/MPCE)

O novo procurador-geral de Justiça (PGJ) do Ceará, Haley de Carvalho Filho, tomará posse como chefe do Ministério Público do Estado (MPCE) para o biênio 2024/2025 no próximo dia 5 de janeiro.

Em ofício enviado na terça-feira, 26, Manuel Pinheiro Freitas, atual PGJ, confirmou que a solenidade está marcada para às 17h, no auditório da sede da Procuradoria-Geral de Justiça, situada na Av. General Afonso Albuquerque Lima, nº 130, Cambeba, Fortaleza.

O evento, presidido por Manuel, presidente do Colégio de Procuradores de Justiça, deverá contar com a participação de integrantes do MPCE e autoridades.

Escolha de Elmano para a PGJ

Haley de Carvalho Filho foi indicado pelo governador Elmano de Freitas (PT) na sexta-feira, 22, para o cargo de procurador-geral de Justiça. Nas eleições internas realizadas no início do mês, o promotor ficou na segunda colocação, com 219 votos.

À frente dele, Eneas Romero recebeu 258, e atrás, Lucídio Queiroz 214 votos. Apesar de não liderar a lista tríplice, Haley foi o escolhido para comandar a Procuradoria Geral de Justiça do Estado. 

Os seis candidatos haviam assinado um acordo de renunciarem para que apenas o mais votado fosse apreciado para Elmano indicar. O governador exigiu a nomeação dos três nomes e anunciou o segundo, gerando um "climão" entre membros do Ministério Público cearense.

Quem é Haley de Carvalho Filho

Haley Filho é promotor de Justiça do MPCE há 21 anos, ingressando em 4 de fevereiro de 2002. Atualmente, ele atua como titular da 65ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, que age como auxiliar criminal.

O novo procurador já integrou a diretoria da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP), exerceu o cargo de secretário-geral da Administração Superior do MPCE e foi coordenador da área administrativa da Procuradoria Geral de Justiça.

Haley participou de projetos na instituição como a criação do Fundo de Reaparelhamento do MPCE e dos cargos comissionados para as promotorias de Justiça. No Programa Digital do Ministério Público cearense, Haley Filho foi coordenador, além do Portal de Serviços Digitais.

O promotor também atuou na aprovação de R$ 10 milhões de investimentos financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), tendo os recursos sido voltadospara a transformação digital do MPCE.