Aliados de Elmano rebatem Ciro e defendem transformar Acquario em sede do Labomar
O Acquario Ceará foi projetado e teve suas obras iniciadas durante a gestão do então governador Cid Gomes (PDT). A estrutura, no entanto, está parada desde o ano de 2015A decisão do governador Elmano de Freitas (PT) de transformar o Acquario Ceará, obra parada há mais de oito anos, em sede do Instituto de Ciências do Mar da Universidade Federal do Ceará (Labomar-UFC), se tornou palco de uma nova polêmica política. Enquanto o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) afirma que a ideia é "puro papo furado", aliados do petista elogiam a proposta e rebatem o ex-presidenciável.
O deputado estadual e presidente do PT no Ceará, Guilherme Sampaio, afirmou que o correligionário “acertou em cheio” com a decisão. “Elmano acertou em cheio ao fazer a parceria com a UFC. De uma só tacada, o projeto do Labomar contribui decisivamente para a ciência, para a cultura, para o turismo e para a qualificação da praia de Iracema”, disse ao O POVO nesta terça-feira, 26.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Quando questionado acerca da conduta de Ciro Gomes, o parlamentar respondeu: “É o que sobrou pro Ciro, ser comentarista de Instagram. Lamentavelmente, suas posições o desabilitaram para liderar qualquer projeto político consequente”.
A deputada estadual Larissa Gaspar (PT) também comentou sobre a temática, pontuando que o novo espaço proporcionará uma “interação importante com áreas que são vulneráveis e que recebem pouca atenção das políticas públicas”.
“Acho uma iniciativa importante, dar uma destinação com diversos fins àquele espaço. Como afirmou o Reitor da UFC, professor Custódio, o espaço terá destinação acadêmica, turística e urbanística. Além disso, haverá uma interação importante com áreas que são vulneráveis e que recebem pouca atenção das políticas públicas como o Poço da Draga e a Vila Almirante”, comentou ao O POVO nesta terça-feira, 26.
“Acredito que a presença da universidade naquela área vai movimentar a região não só no aspecto de ocupação urbana, mas também na perspectiva econômica, cultural e social”, acrescentou a parlamentar.
Sobre a postura de Ciro, destacou que ele fez uma "crítica vazia" à iniciativa de Elmano. "Ciro lamentavelmente não consegue fazer nada para melhorar nossa sociedade e parece ter raiva de quem faz. Mais uma vez, faz uma crítica vazia com a nítida intenção de aparecer", pontuou.
Parlamentares de outras legendas apoiaram a decisão de Elmano, como o deputado Renato Roseno (Psol), que comemorou a proposta do petista como uma “vitória”.
“VITÓRIA! A matéria publicada pelo jornal O POVO aponta que o governador Elmano de Freitas firmará uma parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e transformará o prédio que abrigaria o Acquario Ceará numa sede do Labomar”, escreveu Roseno em sua conta oficial do Instagram.
Veja
O ex-senador e atual secretário do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Inácio Arruda (PCdoB), avaliou a decisão de Elmano como “muito sábia”. “O projeto ganha relevância absoluta… Decisão muito sábia”, comentou em uma publicação feita pelo O POVO no Instagram.
A postagem em questão consiste em uma enquete, sem valor científico, realizada pelo O POVO, que apurava se a população concordava com a decisão do governador em transformar a obra em sede do Labomar.
Confira
Ver essa foto no Instagram
Foi nessa mesma publicação, no entanto, que Ciro escreveu que a iniciativa de transformar o projeto do irmão, Cid, é “puro papo furado” de Elmano.
Usuários da rede rebateram o comentário de Ciro, questionando: "Por que Ciro?", questionou um internauta. "Muito ressentimento e rancor", rebateu outro.
O prefeito de Baturité, distante 94 km de Fortaleza, Herberlh Mota, também comentou na publicação, afirmando concordar com a decisão de Elmano. “Com certeza! Parabéns Governador Elmano de Freitas”, escreveu.
Acquario Ceará será transformado em sede do Labomar
No último dia 20, o O POVO revelou que a estrutura arquitetônica intitulada “Acquario Ceará”, na Beira Mar de Fortaleza, será a sede do Instituto de Ciências do Mar da Universidade Federal do Ceará (Labomar-UFC). Os detalhes do projeto devem ser revelados pelo governador Elmano de Freitas (PT) no próximo dia 29.
O Acquario Ceará foi projetado e teve suas obras iniciadas durante a gestão do então governador Cid Gomes (PDT). A estrutura, no entanto, está parada desde o ano de 2015.
Sobre a polêmica, em agosto deste ano, o senador cearense disse que poderiam “substituir” o projeto “por outra coisa”, uma vez que ele não é “dono daquilo”.
“Não vou adjetivar, mas uma série de antagonistas ao projeto acabaram fazendo com que o Exim Bank americano acabasse desistindo de financiar o projeto. Lamento. Nunca tivemos uma decisão judicial impedido, mas a gente sempre recebia a notícia de um processo, denúncia, alguma coisa” afirmou.
Siga o canal de Política do O POVO no WhatApp
Leia mais
Idilvan sobre possíveis destinos do grupo de Cid: "Alguns partidos não me cheiram bem"
Milei prepara decreto para demitir 7 mil servidores públicos na Argentina
"Rolezinho das motos": entenda fenômeno que incomoda população e desafia autoridades
Gastos com cartão corporativo caíram R$ 149 milhões no 1º ano do governo Lula
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente