Políticos celebram decisão de Sarto de fazer Réveillon com drones em vez de fogos
Na Capital, lei aprovada em 2021 proíbe a utilização de fogos de artifício e explosivos diversos que causem barulho, sendo permitida apenas a utilização de artefatos sem estampidos, a fim de proteger o bem-estar da comunidade e dos animais
11:06 | Dez. 25, 2023
Políticos cearenses comemoraram a notícia veiculada nesta semana de que a festa da virada do Réveillon de Fortaleza contará com um show de luzes, com drones no céu da Praia de Iracema, ao invés de fogos de artifício. O anúncio foi feito pelo prefeito, José Sarto (PDT), em entrevista durante visita institucional ao O POVO na última quinta-feira, 21.
Nos comentários das postagem do O POVO no Instagram, o vereador Gabriel Biologia (Psol), a deputada estadual Larissa Gaspar (PT) e o deputado federal Célio Studart (PSD) celebraram a decisão de mais um ano sem fogos de artifício barulhentos.
“Excelente iniciativa. Os animais, idosos e pessoas com deficiência agradecem!”, comentou Gabriel, que faz oposição à gestão Sarto na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor).
Célio Studart, que ocupa o cargo de secretário da Proteção Animal do Ceará, na gestão do governador Elmano de Freitas (PT), comemorou a decisão.
“Excelente! Fortaleza está dando um bom exemplo com esta decisão! Os fogos barulhentos são prejudiciais aos animais, autistas e idosos. Tenho lutado na Câmara dos Deputados para aprovar nosso projeto que proíbe a utilização em todo o país. Basta!”, afirmou.
Já Larissa Gaspar, que também faz parte de grupo que é oposição ao prefeito Sarto, lembrou que a medida ocorre após um projeto de sua autoria, aprovado ainda em 2021 na CMFor, que proíbe fogos de artifício barulhentos e artefatos similares com estampido em Fortaleza.
“Importante conquista do nosso mandato quando Vereadora de Fortaleza! Não aos fogos barulhentos!”, escreveu. A proposta lembrada pela parlamentar é o Projeto de Lei (PL) 500/2017 e proíbe a utilização de fogos de artifício com estampido na Capital. A medida tornou-se a Lei Nº 11.140 e foi sancionada no dia 13 de julho de 2021 por Sarto.
Leia mais
A ação justifica-se em favor dos animais, idosos, recém-nascidos, crianças, pessoas com transtorno do espectro autista ou com sensibilidade auditiva e autoriza apenas o manuseio de fogos silenciosos, tanto em eventos públicos quanto particulares por pessoas físicas ou jurídicas. Caso a determinação não seja respeitada cabe a aplicação de multa conforme a lei.