Elmano nomeia Haley Filho, 2º mais votado em lista do MPCE, como novo PGJ
A decisão do governador contraria a lista tríplice eleita por membros do Ministério Público do CearáO governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), nomeou o promotor de Justiça Haley de Carvalho Filho como novo Procurador-Geral de Justiça. O anúncio oficial foi feito nesta sexta-feira, 22. O cargo será para o biênio 2024/2025.
Ele irá substituir o atual chefe do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), Manuel Pinheiro. Nas redes sociais, Elmano desejou boa sorte a Haley e agradeceu a parceria do atual procurador.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
"Informo aos cearenses que o promotor de Justiça Haley de Carvalho Filho foi nomeado como novo procurador-geral de Justiça (PGJ) para os próximos dois anos. Desejo boa sorte e ótimo trabalho ao procurador e aproveito para agradecer ao atual chefe do Ministério Público, Manuel Pinheiro, pela parceria ao longo dos últimos anos, sempre respeitando a atuação e a autonomia do órgão", disse o petista em postagem.
Leia mais
A decisão contraria a lista tríplice elaborada por membros do MPCE, em que o nome mais votado foi o de Eneas Romero, com 258 votos. Haley ficou em segundo lugar, com 219 votos e Lucídio Queiroz fechou a lista com 214 votos.
Antes da votação, os seis candidatos a PGJ assinaram um termo se comprometendo a não aceitar a indicação no caso do mais votado não ser o escolhido por Elmano, de modo que a vontade da maioria do MPCE prevalecesse.
O governador, porém, determinou a citação individual dos três integrantes mais bem colocados na lista tríplice para a escolha do novo Procurador-Geral de Justiça. Ele contestou o acordo feito entre eles e enfatizou que a escolha é prerrogativa do chefe do Poder Executivo.
"Não fui eu quem 'chamou para si' a questão, são as Constituições Federal e Estadual que apontam a prerrogativa do chefe do Executivo de fazer essa indicação", destou Elmano.
"Tal prerrogativa advém de uma clara decisão do constituinte em concentrar no chefe do Executivo, eleito que foi democraticamente, a escolha, entre três nomes indicados por seus pares, da autoridade que chefiará o MP Estadual, ficando responsável não só por sua gestão interna como também por decisões extremamente importantes”, disse em ofício enviado à presidência da comissão eleitoral de formação da lista do MPCE.
Leia mais
Quem é Haley Filho, o novo procurador-geral de Justiça
Atualmente titular da 65ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, que atua como auxiliar criminal, Haley de Carvalho Filho ingressou no MPCE em 4 de fevereiro de 2002.
Ele já fez parte da diretoria da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP), secretário-geral na Administração Superior do MP no Ceará e coordenador da área administrativa da Procuradoria-Geral de Justiça.