Sarto: relação com Elmano "não deu resultado" e gestão "está muito abaixo da expectativa"
Ainda de acordo com o gestor da capital cearense, o primeiro ano de Elmano à frente do Palácio da Abolição foi "muito abaixo da expectativa"
20:00 | Dez. 21, 2023
O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), disse nesta quinta-feira, 21, que a relação com o Governo do Estado, mesmo após insistências de tentar reuniões e diálogos com o governador Elmano de Freitas (PT), não deu resultado.
"Não deu resultado. A gente estabeleceu um grupo de trabalho que teve uma ou duas reuniões e parou por aí", declarou ao O POVO em participação do podcast Jogo Político.
Leia mais
O prefeito ainda afirmou que a gestão de Elmano, até o momento está "muito abaixo da expectativa". "Eu acho que tá muito abaixo da expectativa, que eu particularmente tinha com o então ex-colega deputado. Tá muito abaixo", disse.
Leia mais
Ao pontuar a questão da segurança pública, Sarto afirmou que, no passado, era atribuído ao governo federal, sob o comando do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a falta de parceria na área, mas que agora as administrações são alinhadas.
"Nós temos um problema grave que é a segurança pública. No passado, se atribuía ao governo federal essa não realização de parcerias. Hoje o governo federal e estadual são irmãos xifópagos, são ligados. Isso afeta diretamente a Prefeitura", completou.
Relação com o governo Lula
Já na questão de relacionamento entre Prefeitura de Fortaleza e governo federal em 2024, Sarto diz que a parceria, neste primeiro ano do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), melhorou. Na gestão de Jair Bolsonaro (PL), segundo ele, havia dificuldade em tratativas, principalmente de emendas parlamentares.
"Melhorou (a relação com o governo federal). Até porque nós recebemos de emendas parlamentares, cerca de R$ 70 milhões, que havia uma dificuldade enorme no governo anterior, até de você endereçar", declarou.
"Objetivamente, a gente apresentou projetos de operação de crédito internacional, foram aprovadas. E o repasse melhorou", completou o prefeito de Fortaleza.