Lula diz esperar que Dino seja um "comunista do bem" e "justo" no STF
O presidente afirmou ao futuro ministro que não se pode prevalecer apenas as visões ideológicasO presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quarta-feira, 20, esperar que Flávio Dino seja um "comunista do bem" quando assumir vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). O petista disse ainda querer que o ministro receba "amor e carinho" na Corte, mas que, acima de tudo, seja justo.
Mais informações ao vivo:
É + que streaming. É arte, cultura e história.
"Segundo a extrema-direita, (Flávio Dino) foi o primeiro comunista a assumir a Suprema Corte. E eu espero que seja um comunista do bem, que tenha amor, carinho e, sobretudo, que seja justo. Porque ali não pode prevalecer apenas as visões ideológicas", disse em reunião ministerial.
Entenda o que é o comunismo, ideologia que voltou a causar polêmica após fala de Lula
Na última semana, Lula disse em evento que estava feliz pois, pela primeira vez, o país conseguiu colocar "um comunista" no STF, ao celebrar aprovação de Dino no Senado Federal. Ele foi juiz federal e lançou-se no mundo político como candidato a deputado federal pelo PCdoB. O atual ministro da Justiça também se elegeu governador do Maranhão pelo mesmo partido. Em 2022, Dino foi eleito senador pelo PSB.
O presidente afirmou ao ministro que ele não poderá trair o compromisso com o povo brasileiro e com a verdade quando chegar ao Supremo. Lula chegou a criticar integrantes da Corte que dão entrevistas e "palpites" sobre os votos.
"Um ministro da Suprema Corte não tem que ficar dando entrevista, não tem que ficar dando palpite sobre os votos, ele fala nos autos do processo e é isso o que interessa a quem recorre à Suprema Corte", declarou.
Completou Lula: "Eu tô confiante que você será um motivo de orgulho para o nosso país". Dino seguirá no Ministério da Justiça até janeiro e deverá tomar posse no STF no dia 22 de fevereiro.