Bolsonaro compara Lula a Fidel após fala sobre ter colocado um "comunista no STF"

Declaração de Lula causou polêmica e reações contrárias de opositores

16:20 | Dez. 18, 2023

Por: Guilherme Gonsalves
Ferramenta de monitoramento digital aponta que 46,2% das mensagens sobre o ato foram negativas (foto: Samuel Setubal)

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) reagiu à fala de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que se disse feliz por ter conseguido "colocar um comunista no STF", após a indicação de Flávio Dino ser aprovada pelo Senado Federal.

Na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), onde Bolsonaro recebeu o título de cidadão honorário do Estado, ele afirmou que a declaração é "exatamente igual" à de Fidel Castro em 1959, ano que assumiu como primeiro-ministro de Cuba.

"Vimos agora a alegria desse cara que tá aí (Lula). 'Tô muito feliz botando um comunista dentro do Supremo'. Ontem, volvendo os olhos para a história, tinha 4 anos de idade em 59, mas veio na minha mente o discurso de Fidel Castro. Exatamente igual o do tratado aqui no momento agora", declarou Bolsonaro na última sexta-feira, 15.

"Entenda o que é o comunismo, ideologia que voltou a causar polêmica após fala de Lula"

Fala de Lula

Em evento na quinta-feira, 14, na Conferência Nacional da Juventude, Lula afirmou que estar feliz com a aprovação do ministro da Justiça, Flávio Dino, para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo o presidente, pela primeira vez um comunista irá ser membro da Corte.

"Vocês não sabem como eu estou feliz hoje. Pela primeira vez na história desse país, nós conseguimos colocar na Suprema Corte desse país um ministro comunista, um companheiro da qualidade do Flávio Dino", afirmou.

Flávio Dino foi eleito deputado federal e duas vezes governador pelo Maranhão quando estava filiado ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Em 2022, ele foi eleito senador pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB).