Deputado explode granadas em reunião da prefeitura na Ucrânia; veja vídeo
O homem foi identificado pela imprensa ucraniana como Serhii Batryn. Ele integra a mesma legenda do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky
15:11 | Dez. 15, 2023
Um deputado da Ucrânia interrompeu a reunião de uma prefeitura do país e explodiu três granadas, deixando uma pessoa morta e 26 feridas, conforme a Polícia Nacional da Ucrânia. O ato ocorreu na cidade de Transcarpátia, na região de Zakarpattia, e foi captado por câmeras de segurança da prefeitura, que gravavam a reunião.
Mais informações ao vivo:
Nas imagens, é possível ver o momento em que o parlamentar entra na sala enquanto um debate era mantido. Ele fica parado em frente à porta da sala e começa a falar também, sem que os presentes no local prestem atenção. O político então retira a tampa de uma das bombas e a lança no chão, e repete a ação com pelo menos outras duas granadas.
O homem foi identificado pela imprensa ucraniana como Serhii Batryn. Ele integra a mesma legenda do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que ainda não se manifestou sobre o ocorrido até a publicação desta matéria.
Veja
Um deputado ucraniano interrompeu a reunião da prefeitura do país e explodiu três granadas. Uma pessoa morreu e 26 ficaram feridas. pic.twitter.com/0hjj5I5Vgp
— Jogo Político (@jogopolitico) December 15, 2023
O deputado, conforme os veículos de comunicação locais, vinha produzindo vídeos se queixando de políticos da cidade.
A Polícia Nacional da Ucrânia informou que 26 pessoas ficaram feridas, seis delas em estado grave. O jornal “Kyiv Times” divulgou que uma pessoa morreu. O autor do crime também ficou ferido e está sendo tratado em um hospital, ainda de acordo com as autoridades ucranianas.
O Serviço de Segurança da Ucrânia abriu um inquérito para investigar o que motivou o atentado, que chocou o país mesmo em meio ao conflito contra a Rússia. A principal linha de investigação é a de um atentado terrorista, ainda segundo a polícia.
A ação foi realizada no momento em que o governo ucraniano tenta captar recursos de países do Ocidente para financiar a operação de contraofensiva em áreas dominadas por tropas russas na Ucrânia.
Nesta semana, o Congresso dos Estados Unidos não aprovou um montante de U$ 100 bilhões de auxílio militar para a Ucrânia sugerido pelo presidente norte-americano, Joe Biden.
O financiamento do conflito da Ucrânia tem tido cada vez mais resistência entre deputados dos EUA, inclusive democratas, aliados de Biden.
Siga o canal de Política do O POVO no WhatsApp
Leia mais
Tribunal rejeita denúncia contra Temer por peculato e lavagem
Bolsonaristas reagem após Lula comemorar ter Dino, "um ministro comunista", no STF
Moraes vota por condenação de 29 réus do 8 de janeiro a até 17 anos de prisão
SP: Milton Leite é eleito para 4º mandato à frente da Câmara com votos do PT e de bolsonaristas