"Coitados", afirma RC sobre adversários que especulam "rasteira" em Sarto

Roberto Cláudio afirmou que não será candidato à Prefeitura de Fortaleza e que comentários sobre "rasteira" em Sarto é estratégia do governo de desqualificar oposição

12:59 | Dez. 15, 2023

Por: Isabelle Maciel
Ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, é entrevistado no O Povo News. (foto: FERNANDA BARROS)

O ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), disse que são “coitados” aqueles que especulam a sua pré-candidatura à Prefeitura de Fortaleza como uma forma de apontar "rasteira" ou deslealdade ao gestor da cidade, José Sarto (PDT), que deve concorrer à reeleição.

“É, coitados, querendo insinuar uma pré-candidatura minha para criar algum tipo de constrangimento em relação à pré-candidatura legítima, natural, em construção, em fortalecimento, do atual prefeito Sarto”, afirmou nesta quinta-feira, 14, em entrevista ao O POVO News.

A resposta partiu do questionamento sobre as falas da vice-governadora Jade Romero (MDB), que afirmou, em entrevista à coluna de Carlos Mazza, do O POVO, que “me parece é que ele (Roberto Cláudio) vai fazer com o Sarto o mesmo caminho que fez com a Izolda. Tem seguido o mesmo percurso, e dentro do mesmo partido até”.

Izolda Cela (sem partido), ex-governadora do Ceará, não foi candidata à reeleição pelo PDT em 2022 e, sim, Roberto Cláudio. Devido a esse movimento, a aliança entre PT e PDT foi encerrada de vez, e o Partido dos Trabalhadores lançou Elmano de Freitas (PT) como candidato. O ministro da Educação, Camilo Santana, tinha Izolda como sua candidata pessoal.

Ainda sobre a pergunta, Roberto Cláudio afirmou que “não há inocência na agenda do Palácio da Abolição” ou em seus interlocutores, e que o movimento faz parte de uma estratégia para desqualificar a oposição ao governo.

“Isso acontece há muito tempo e parte de diversas forças aliadas ao governo (...) isso é uma velha tática da política, quando faltam argumentos, ações, apoio popular, entendimento das pessoas (...), quando falta esse tipo de sentimento, o quer que resta? É desqualificar a oposição”, completou.

Ele ainda criticou o governo Elmano de Freitas, definindo a gestão como “muita fraca, em um momento extremamente desafiador do Ceará”.

Roberto Cláudio ainda destacou que o foco do PDT municipal e nacional é a pré-candidatura de Sarto a reeleição de Fortaleza.

“Já é uma decisão clara no partido, e acho que esse movimento que entra agora no seu capítulo final, ajuda a clarear. O diretório municipal do PDT e o nacional têm uma clareza: a pré-candidatura do prefeito Sarto é o que nos une. Une a este PDT que permanece no PDT. Essa já é uma decisão tomada, consolidada, clara, tranquila”, finalizou.