Roberto Cláudio sobre Evandro Leitão: "Esse problema agora é do PT"

O presidente da Assembleia Legislativa está de saída do PDT e irá se filiar ao PT no próximo domingo, 17

21:32 | Dez. 14, 2023

Por: Isabelle Maciel
ROBERTO Cláudio foi entrevistado ontem no O POVO News (foto: FERNANDA BARROS)

O ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (PDT) disse em entrevista ao programa O POVO News nesta quinta-feira, 14, que o deputado estadual Evandro Leitão (migrando para o PT) é um “problema agora” do Partido dos Trabalhadores.

“No caso específico com o presidente da Assembleia, com quem eu tenho uma relação cordial, pessoal, não tenho nenhuma dificuldade pessoal com o presidente, ele estava dentro de um grupo, que estava no discurso defendendo a aliança, defendendo um entendimento interno do PDT, mas já não seguiu o PDT e por essa razão entendo que era um caminho já esperado (a filiação do PT)”, afirmou o prefeito, acrescentando que “como eu disse, esse problema agora é do PT, não mais do PDT”.

Evandro está de saída do PDT, após meses de conversas e embargos jurídicos com a sigla. Ele ainda enfrenta um processo no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) e o partido ainda pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O deputado fez o pedido formal de filiação ao PT na última segunda-feira, 11, aceito pela sigla nesta quinta-feira. O evento de filiação está previsto para acontecer no próximo domingo, 17, com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, e do governador Elmano de Freitas (PT).

Durante a entrevista, Roberto Cláudio citou um grupo interno do PDT que estaria realizando críticas mais duras ao prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), a quem ele intitulou de “pseudopedistas”.

“De onde é que surgiram as críticas mais duras ao Sarto ao longo desse ano? Não foi do PT. Com quem você conversa do PT, considera a candidatura do Sarto super competitiva. Não foi da turma vinculada ao Capitão Wagner, porque também consideram a candidatura do Sarto muito competitiva. Foi mais uma vez uma conspiração interna dos pseudopedetistas, de quem estava abrigando um ninho dos outros aqui dentro do PDT e que por naturalidade estão saindo do PDT”, comentou o ex-prefeito.

Sem citar nomes, Roberto Cláudio afirmou que é muito “óbvio” entender quem são essas pessoas. “Vejam como estão as pesquisas internas, como está o sentimento de cada um deles, para identificar de onde parte a mais injusta e dura crítica, é dessa turma que parecia aliada, mas há muito tempo não estava por aqui”, completou.

Ao ser questionado se Evandro teria relação com esse grupo, Roberto Cláudio desconversou e disse que “nada melhor que os fatos decantarem para gente saber onde estava a verdade”.

O ex-prefeito já tinha citado o PT no começo da entrevista, ao comentar sobre a declaração de Camilo Santana, de que o nome para a Prefeitura de Fortaleza deve partir de uma aliança política e não só de um partido.

“As brigas agora, as disputas, de bastidores, as narrativas, todas essas conspirações que infelizmente muitas vezes fazem parte do bastidor da construção desses processos pré-eleitorais, são assuntos agora do PT, e não nossa do PDT”, argumentou  o ex-prefeito.

Roberto Cláudio ainda disse que depois de meses de briga interna, o PDT está encerrando uma fase e que o diretório municipal e nacional está focado no fortalecimento da sigla e na pré-candidatura de Sarto a Prefeitura de Fortaleza.

“A gente está encerrado, no capítulo final, no desfecho de uma longa batalha interna do partido. Esse problema está se encerrando agora no PDT, após uma série de cicatrizes que ficaram depois das últimas eleições”, contou.