"Se filiando, passa ser opção", diz Conin sobre pré-candidatura de Evandro Leitão

PT passa a contar com cinco pré-candidatos à disputa eleitoral marjoritária de 2024. Decisão será comandada por diretório municipal de Fortaleza, podendo ser acompanhada por Executiva nacional

Antonio Alves Filho, o Conin, presidente do PT no Ceará, afirmou que a filiação do presidente da Assembleia Legislativa (Alece), Evandro Leitão (de saída do PDT), ao PT amplia as opções de pré-candidatura do partido à Prefeitura de Fortaleza nas eleições de 2024. O comentário foi feito nesta segunda-feira, 11, em entrevista na sede da sigla.

“O Evandro se filiando, evidentemente, passa a ser considerado como opção, mas esse debate vai ser feito pelo PT de Fortaleza inicialmente. Depois, se for o caso, a direção nacional acompanha isso”.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Questionado sobre a decisão de ter o deputado estadual no quadro de pré-candidatos, Conin afirmou que a deliberação é de competência do diretório municipal de Fortaleza por se tratar de uma disputa pela prefeitura.

“O diretório estadual cuida da filiação, porque é um deputado estadual. O processo de escolha de candidatura é no diretório municipal de Fortaleza. Então, a questão de pré-candidatura, debate dos nomes, tudo isso é com o presidente Guilherme [Sampaio]”.

Antes mesmo de migrar para a legenda, Evandro já era cotado para se somar ao grupo de pré-candidatos do PT à gestão executiva de Fortaleza em caso de filiação. Para Conin, a entrada do deputado é mais uma opção a ser avaliada.

A sigla tem outros quatro nomes para a disputa. São eles: a deputada federal Luizianne Lins; o presidente do PT de Fortaleza, deputado estadual em exercício Guilherme Sampaio; a deputada estadual Larissa Gaspar; e o assessor especial do governo, Artur Bruno.

O presidente estadual acredita que a filiação de Evandro não deve modificar o calendário estabelecido pelo diretório municipal, que determinou o adiamento do lançamento da candidatura para o final de março próximo.

"Acho que vai ser mais ou menos nesse mesmo calendário que o PT de Fortaleza já apresentou. O que eu acredito, e acho que nós vamos conseguir construir, é o entendimento no PT para a gente ter uma candidatura de consenso, que unifique a base do governo Elmano em Fortaleza e que estabeleça as condições para que o PT possa voltar a governar Fortaleza, uma cidade que está tão sofrida".

Siga o canal de Política do O POVO no WhatsApp

Eleições

Conin também antecipou na ocasião as principais diretrizes que serão adotadas pela legenda na disputa eleitoral do ano que vem. Reeleição e recuperar gestões anteriores são prioridades.

"A primeira delas é a gente reeleger aonde já governa. Temos 32 municípios governados pelo PT. Com essas filiações de sábado, podemos chegar a 40, mais ou menos. Então, o primeiro esforço é não perder municípios que a gente já governa. Para isso, a gente está tentando fazer todo o esforço de acompanhamento das gestões".

Conin se refere à filiação de até 10 prefeitos ao PT prevista para esta semana. "A segunda diretriz é que a gente quer recuperar as gestões. Municípios que nós já governamos, que a população já conhece o PT, já experimentou o modo petista de governar, está sendo governado por outro projeto e pode comparar", acrescentou.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

pré-candidatos Evandro Leitão Conin PT filiação

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar