Piso da enfermagem: STF julga recursos contra regras para pagamento

Três ministros já votaram para alterar parte da decisão proferida em junho, que estabeleceu a exigência de negociação sindical coletiva antes do pagamento no setor privado

Supremo Tribunal Federal (STF) julga no plenário virtual os recursos contra a decisão que impôs regras ao pagamento do piso salarial nacional da enfermagem. O julgamento está em curso e vai até 18 de dezembro.

Três ministros já votaram para alterar parte da decisão proferida em junho, que estabeleceu a exigência de negociação sindical coletiva antes do pagamento no setor privado. A decisão fixou prazo de 60 dias para a discussão — se não houvesse sucesso, o piso deveria ser aplicado conforme a lei.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O ministro Dias Toffoli abriu discussão sobre a obrigatoriedade de dissídio coletivo (abertura de processo na Justiça do Trabalho) caso as partes não cheguem em acordo na negociação coletiva. Para ele, o procedimento é necessário para evitar "simulacros" de negociações. Até o momento, Toffoli foi seguido pelo ministro Alexandre de Moraes.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Supremo Tribunal Federal STF piso salarial enfermagem

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar