TRE adia julgamento sobre desfiliação de Evandro do PDT para a próxima semana

Sessão seria nesta segunda-feira, 11, mesmo dia do pedido oficial de filiação ao PT, mas teve a data adiada

19:44 | Dez. 11, 2023

Por: Guilherme Gonsalves
 Evandro Leitão trocará o PDT pelo PT de olho na Prefeitura de Fortaleza (foto: João Filho Tavares)

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) adiou a sessão que analisaria os embargos da executiva nacional do PDT que contestam o pedido de desfiliação de Evandro Leitão, presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).

O julgamento seria nesta segunda-feira, 11, e acontecerá agora na próxima semana, provavelmente dia 18, segunda-feira. Em outubro, a Corte eleitoral aprovou por 7 votos a 0 a carta de anuência concedida a Evandro.

Em agosto deste ano, o diretório estadual do PDT do Ceará aprovou uma carta de anuência autorizando Evandro a se desfiliar do partido sem a perda de mandato na Alece. Dessa forma, o caminho ficaria livre para que ele fosse para outra sigla visando as eleições municipais de 2024. O PDT Nacional contesta.

Evandro a caminho do PT

Nesta segunda, o presidente da Assembleia fez um pedido oficial de filiação ao PT em reunião com diversas lideranças. Pelas redes sociais, Evandro explicou que a sua escolha pelo partido veio do "coração" e, se preciso, não fugirá da luta.

Nomes do PT celebraram a ida do presidente ao partido, como o deputado federal José Guimarães, que classificou a filiação como "significado histórico". O governador Elmano de Freitas disse que recebeu a notícia "com muita alegria".

Camilo Santana, ministro da Educação, destacou a parceria com Evandro e disse que o nome do parlamentar "engrandece ainda mais" o PT.