Moro presta depoimento sobre ações que podem levar à cassação do mandato
Duas ações foram protocoladas: um pelo PL, partido de Bolsonaro, e outra pela coligação formada pelo PT, sigla de Lula
14:28 | Dez. 07, 2023
O senador Sergio Moro (União Brasil) prestará depoimento nesta quinta-feira, em horário marcado para ter início às 13 horas, sobre duas Ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJEs) que acusam o ex-juiz de abuso de poder econômico, caixa dois e utilização irregular de comunicação social durante a pré-campanha nas eleições de 2022.
Os processos pedem que Moro tenha o seu mandato de Senador da República cassado. O parlamentar irá comparecer ao depoimento no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná presencialmente.
Leia mais
As ações foram protocoladas pelo PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, e pela Federação Brasil da Esperança, formado por PT, partido do atual mandatário da República, Lula, PCdoB e PV, em novembro e dezembro de 2022, respectivamente.
O relator, que apreciou as ações em conjunto, é o desembargador Luciano Carrasco Falavinha Souza. Ambos os casos são similares e os suplentes de Moro, Luis Felipe Cunha e Ricardo Augusto Guerra, também são alvos.
Leia mais
Vaga no senado em disputa
Em caso de Moro ser condenado pelo TRE nestas duas ações, o processo será julgado em segunda instância ainda na Corte, e seguindo ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Se a condenação for mantida, o senador terá o seu mandato cassado.
A possibilidade do ex-juiz da Lava Jato perder a cadeira na Alta Corte tem movimentado os bastidores da política, inclusive com fortes nomes já se movimentando de olho na vaga do Senado, podendo ser deixada por Moro.
Nomes como a presidente nacional do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann, e a ex-primeira dama, Michelle Bolsonaro, são cotadas para disputarem ao cargo.