Sarto diz que entrará "pessoalmente" na discussão eleitoral quando a pauta se colocar

Questionado sobre a oposição anunciada pelo PSB, o prefeito minimizou a declaração e disse que seus aliados estão tratando das questões partidárias

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), disse que entrará “pessoalmente” nas discussões eleitorais no momento oportuno e comentou as recentes movimentações eleitorais dentro de partidos como o PSB, que reafirmou que fará oposição à atual gestão municipal nas eleições de 2024. A declaração ocorreu nesta segunda-feira, 4, durante entrega de unidades educacionais no bairro Canindezinho, na Capital.

Questionado sobre o anúncio de Eudoro Santana, presidente do PSB Ceará, de que a sigla estará no lado oposto, o prefeito minimizou a declaração e disse que os aliados que atualmente exercem funções de direção dentro do PDT estão tratando das questões partidárias.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

“Na verdade, quem define é o PSB. Eu estou na minha missão de fazer gestão. Estou deixando a coisa partidária para o dirigente. É o presidente nacional do PDT, André Figueiredo, o presidente municipal, o ex-prefeito Roberto Cláudio, é o Ciro, que é vice-presidente nacional. A cada dia tenho uma decisão para tomar, uma escolha a fazer. Já já a gente vai lançar um pacotão. A minha dificuldade é arranjar agenda para juntar as lideranças que fazem esse projeto não parar. Fortaleza não pode retroceder”, declarou.

O prefeito reforçou que sua gestão permanecerá focada na Cidade até a pauta eleitoral entrar no horizonte. “Quando a pauta eleitoral se colocar, vou pessoalmente discutir e apresentar uma proposta para o partido e aí o partido tomará uma decisão”, reforçou.

PSB na oposição

PDT e PSB são partidos que caminharam juntos nas eleições de 2020, em Fortaleza, e de 2022, no Ceará, e que "flertavam" no âmbito nacional com pretensões de oficializar uma federação. No entanto, a sigla socialista tem se distanciado da gestão Sarto desde o racha no PDT Ceará e do rompimento com o grupo governista liderado pelo PT no Estado.

Na última sexta-feira, 1º de dezembro, o PSB reafirmou que fará oposição a Sarto em 2024. O partido, presidido no Ceará pelo ex-deputado Eudoro Santana, pai do ministro da Educação Camilo Santana (PT), informou que reuniu a executiva local para esclarecer a questão e que a decisão tem respaldo nacional.

Em comunicado, a executiva reafirmou alinhamento "inconteste e irrestrito", na sucessão municipal de Fortaleza, com o projeto que forma o arco de aliança liderado por Lula e que conta ainda com o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ministro Camilo e o senador Cid Gomes (PDT), e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão (PDT).

Nas últimas semanas, membros do PDT cearense cobravam apoio do PSB a Sarto em Fortaleza, em troca da manutenção do apoio pedetista no Recife, onde o prefeito João Campos, do PSB, deverá buscar a reeleição.

Presidente nacional em exercício do PDT, André Figueiredo disse que a aliança em Fortaleza é condição para manter o acordo na capital pernambucana. Há ainda a perspectiva de formação de uma federação entre as legendas para 2026, o que forçaria o alinhamento.

Em novembro, Eudoro já havia descartado a possibilidade e dito que iria a Brasília para se reunir com a direção nacional a fim de lançar nota pública reafirmando a autonomia do PSB cearense para o ano que vem; o que ocorreu neste mês.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Prefeito José Sarto eleições 2024 fortaleza eleições em fortaleza Eudoro Santana PSB Ceará Camilo Santana PSB na oposição eleição municipal sarto pessoalmente discussões eleitorais

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar