Carmelo trabalhará para unir Fernandes, Wagner e Girão e vê risco para direita com 3 candidatos
Presidente do PL considera que dividir campo em três candidatos representa risco de deixar direita fora do 2º turno em Fortaleza
20:24 | Dez. 04, 2023
O deputado estadual Carmelo Neto (PL) afirmou ao podcast Jogo Político, do O POVO, que defende o entendimento entre as forças de direita que se anunciam pretendentes à Prefeitura de Fortaleza. Neste momento, são três pré-candidaturas conservadoras ao Paço Municipal: o deputado federal André Fernandes, do PL; o secretário de Saúde de Maracanaú, Capitão Wagner, do União Brasil; e o senador Eduardo Girão, do Novo. Carmelo considera que lançar três candidaturas ameaça deixar o campo fora do segundo turno.
Confira a íntegra do Jogo Político no YouTube:
Conforme Carmelo, os trabalhos da direção estadual do PL apontarão para o entendimento dos três já no primeiro turno. Caso a ideia não se concretize, ele disse, "que no segundo turno essa união ocorra". Ele adicionou: "É importante que tenha o diálogo e o respeito, até porque nossos inimigos em comum são outros."
Carmelo se referiu à candidatura da continuidade, que certamente será a do próprio José Sarto (PDT), além do nome petista que irá à disputa — entre os nomes no páreo estão a ex-prefeita Luizianne Lins e Evandro Leitão (prestes a se filiar ao PT).
O deputado destacou que os três pré-candidatos do campo da direita são nomes fortes, mas ainda espera que possa haver uma diminuição de candidaturas. Carmelo acredita que três deste campo concorrerem é um risco.
"Vamos vê se alguém desiste, alguém se une ao outro. Eu particularmente vou trabalhar para que a gente não saia em três candidaturas. Eu acho que é um risco", disse.
Questionado sobre se o "acordo de paz" entre conservadores se sustentará até a divulgação da primeira pesquisa de intenção de votos, quando certamente ficará mostrado que um somente crescerá em direção ao eleitorado do outro, Carmelo respondeu: "Eu acho que o diálogo prévio antes da eleição vai, pelo menos, conseguir avanços nesse sentido para que possamos, se os três forem candidatos, manter o respeito apesar de apresentar projetos e caminhos diferentes."
Para Carmelo, André Fernandes tem o sangue frio necessário para conduzir a própria campanha com este cálculo eleitoral mais pragmático em mente, ciente de que as pontes que ligam os três não podem ser dinamitadas em primeiro turno.
Ao Jogo Político, Carmelo também disse que André Fernandes pode fornecer à Capital a estabilidade que ela necessita, ainda que o temperamento do deputado federal seja um fator de desconfiança.
"Todo mundo que já governou uma cidade ou um estado já nunca governou", destacou Carmelo. "Às vezes você tem muitos predicados, é médico e vai olhar como está a saúde. A população deu uma oportunidade e se frustrou", adicionou Carmelo.