Sob pressão para apoiar o PDT em Fortaleza, PSB reafirma oposição a Sarto

Decisão, segundo comunicado do PSB Ceará, tem respaldo da direção nacional do partido

O PSB reafirmou nesta sexta-feira, 1º de dezembro, que fará oposição ao prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), nas eleições municipais de 2024. O partido, presidido no Ceará pelo ex-deputado Eudoro Santana, pai do ministro da Educação Camilo Santana (PT), informou que reuniu a executiva local para esclarecer a questão e que a decisão tem respaldo da direção nacional.

Em comunicado, a executiva reafirmou alinhamento "inconteste e irrestrito", na sucessão municipal de Fortaleza, com o projeto que forma o arco de aliança liderado por Lula e que conta ainda com o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ministro Camilo e o senador Cid Gomes (PDT), e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão (PDT).

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Nas últimas semanas, membros do PDT cearense cobraram apoio do PSB a Sarto em Fortaleza, em troca da manutenção do apoio ao PDT no Recife, onde o prefeito João Campos, do PSB, deverá buscar a reeleição. Presidente nacional em exercício do PDT, André Figueiredo disse que o aliança em Fortaleza é condição para manter o acordo na capital pernambucana. Há ainda a perspectiva de formação de uma federação entre as legendas para 2026, o que forçaria o alinhamento.

Em novembro, Eudoro já havia descartado a possibilidade e dito que iria a Brasília para se reunir com a direção nacional a fim de lançar nota pública reafirmando a autonomia do PSB cearense para o ano que vem; o que ocorre neste momento.

As sinalizações do PSB local também visavam atrair novos filiados para a disputa eleitoral em 2024, mas a insegurança gerada por uma eventual intervenção da direção nacional deixava potenciais filiados receosos em se aproximar do partido. Ao que parece, a movimentação de agora deve atrair, de vez, nomes para o partido com vistas para a disputa do ano que vem.

Eudoro tem demonstrado publicamente o interesse em filiar o presidente da Alece, Evandro Leitão, que está de saída do PDT. Evandro é apontado por aliados do grupo governista como potencial candidato à Prefeitura de Fortaleza. Nome preferido de Camilo, Leitão ainda é cotado em partidos como o PT e o Podemos, por exemplo.

Quer receber por Whatsapp as últimos notícias da política no Ceará e no Brasil? Acesse este link e entre no canal do O POVO sobre política cearense

Íntegra do comunicado:

"O PSB - Partido Socialista Brasileiro, do Ceará, reunido em plenária da Executiva Estadual, no dia 28 de novembro de 2023, as 18:00 horas, na sede do Partido à rua Deputado João Pontes, 756 - Fátima, Fortaleza - Ceará, aprovou proposta, por unanimidade dos presentes, com os posicionamento e manifestações que se seguem:

1- Alinhamento inconteste e irrestrito junto ao Excelentíssimo Senhor Presidente da República Luiz Inácio LULA da Silva, e ao Projeto “ O Ceará cada vez mais forte”, liderado pelo Governador Elmano Freitas, o Ministro da Educação Camilo Santana, o Senador CID Gomes e o Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Evandro Leitão;

2- Contestar, de forma firme, as notícias que estão sendo veiculadas na imprensa Local e nacional de que existe um acordo para que o PSB do Ceará apoie o Candidato do PDT á Prefeito de Fortaleza, afirmando que não existe nada neste sentido;

3- Declarar, para que não existam dúvidas, que o PSB do Ceará, apoiará para Prefeito de Fortaleza, o candidato que será lançado pelo conjunto de Partidos que apoiam o Governo de Elmano Freitas e o Projeto do “ Ceará cada vez mais forte”;

4- Reafirmar que o PSB do Ceará continua de portas abertas para receber, com muita alegria, o Grupo Político liderado pelo Senador CID Gomes.

Eudoro Santana, presidente do PSB do Ceará".

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar