O POVO News: Oposição mira STF com CPI; resgate de brasileiro refém do Hamas
A edição também comenta sobre a disputa entre a Venezuela e a Guiana por região do EssequiboO programa O POVO News realiza mais uma edição nesta quinta-feira, 30. Com apresentação dos jornalistas Ítalo Coriolano e Rachel Gomes, a edição traz as últimas informações sobre o pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), protocolado pela oposição ao governo Lula (PT). A CPI do "Abuso de Poder", como foi nomeada, visa investigar excessos de Poder Judiciário cometidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Assista ao vivo:
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A edição comenta sobre o clima de tensão entre a Venezuela e a Guiana. No próximo domingo, 3, os venezuelanos irão às urnas em um referendo para decidir se apoiam o presidente Nicolás Maduro na criação de uma nova província chamada de “Guayana Esequiba”. Se aprovado o referendo, a Venezuela pretende assumir o espaço territorial e cerca de 125 mil habitantes da região poderão receber nacionalidade venezuelana.
O episódio também comenta a iniciativa do senador de Roraima, Hiran Gonçalves (PP), em solicitar ao Ministério da Defesa reforço militar para a região, que faz fronteira com a Venezuela. O pedido ocorre em função da disputa entre o país venezuelano e a Guiana pela região de Essequibo.
O programa discute ainda o encontro do presidente Lula com o emir do Qatar, Tamim bin Hamad al-Thani, para agradecer o “importante papel” na repatriação dos brasileiros que estavam na Faixa de Gaza. Além disso, o presidente articula, pelos próximos dias, a libertação de um brasileiro que está sendo refém do grupo Hamas
O episódio contará com análises de jornalistas da casa e especialistas para discutir os assuntos da política brasileira. Participam o correspondente do O POVO em Brasília, João Paulo Biage, e o jornalista de política e colunista do O POVO, Carlos Mazza.
Serviço
Programa: O POVO News
Quando: Segunda a sexta, às 18 horas
Onde: Youtube, Linkedin, Facebook e TikTok do O POVO
Siga o canal de Política do O POVO no WhatsApp
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente