Escolhido para liderança de Sarto, Iraguassú Filho diz que aguarda anúncio do prefeito

Nome de Didi Mangueira (PDT) também circulou entre colegas, mas parlamentar se afasta da possibilidade

O suplente de vereador em exercício Iraguassú Filho (PDT) é o nome escolhido para ocupar a cadeira de líder da gestão Sarto na Câmara de Fortaleza (CMFor), conforme informou o colunista Carlos Mazza. Em entrevista ao O POVO nesta quinta-feira, 30, o parlamentar afirmou que teve uma conversa informal com o chefe do Executivo municipal e aguarda o anúncio.

“A gente está aguardando o anúncio do prefeito. Ele deve estar fazendo avaliações para ver o melhor momento e, por enquanto, nosso líder Carlos Mesquita e vice-líder Didi Mangueira vão conduzindo e a gente vai também contribuindo. Eu tive uma conversa informal [com o prefeito]. [Ele] disse que me chamaria para conversar e a gente está esperando esse momento, mas o tempo é o que o prefeito achar o melhor oportuno”.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Iraguassú é o primeiro suplente do PDT na Casa parlamentar. Ele assumiu o mandato na CMFor por conta da licença de Elpídio Nogueira (PDT), irmão de Sarto, que está à frente da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) desde 2021. O nome do vereador circula entre os colegas desde que foi anunciado o “pedido de saída” de Carlos Mesquita.

No último dia 20, o prefeito Sarto informou que Mesquita, “na verdade, não foi destituído. Ele pediu para sair. Ele sentiu-se sobrecarregado com a carga política". A situação acontece após o vereador protagonizar polêmica sobre verbas para o tratamento do câncer no Ceará.

Didi Mangueira

Outro nome que circulou na Casa foi o do também suplente de vereador Didi Mangueira (PDT). Ele voltou aos trabalhos na Câmara recentemente. Por lá, Didi exerce a função de vice-líder da gestão Sarto. Ao O POVO o parlamentar disse que a condição de segundo suplente é um dos fatores que o afasta de assumir a titularidade da função.

Siga o canal de Política do O POVO no WhatsApp

“Mas eu ponderei e o próprio prefeito… Quando você está na minha situação, que estou assumindo como suplente, assumir liderança, né? Numa suplência que não é a primeira, fica mais difícil de ser mantido. Aí a gente ponderou isso, de continuar na liderança. Fica meu nome à disposição. A gente defende o nome do vereador Iraguassú porque ele é o primeiro suplente de 10. Hoje, sou o segundo e nós entendemos que isso dificulta de certa forma, mas fiquei muito honrado com meu nome circulando. Ainda estou na liderança com o Mesquita”.

Questionado se deve permanecer na vice-liderança caso Iraguassú assuma a titularidade, Didi informou que não conversou nem com o prefeito e nem com o indiciado sobre o assunto. “Se permanecer, vou continuar trabalhando aqui na defesa do Sarto, mas se não permanecer, vou continuar defendendo porque é o PDT, é o prefeito do meu partido que está fazendo uma grande gestão”.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar