Lula deve indicar Dino para o STF e Gonet para PGR
Presidente recebe ministro da Justiça no Palácio da Alvorada Outro nome a ser anunciado é de Paulo Gonet, que deve comandar PGRO presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve anunciar o ministro da Justiça, Flávio Dino, para ocupar cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF) e o subprocurador Paulo Gonet para o comando da Procuradoria-Geral da República (PGR). A previsão é de que os nomes serem anunciados nesta segunda-feira, 27, antes de Lula embarcar para a Arábia Saudita.
As informações foram confirmadas pelo chefe do Executivo brasileiro a aliados nesse domingo, 26. A equipe do presidente prevê que as indicações serão aprovadas no Senado antes do recesso de fim de ano no parlamento. Os cargos estão vazios há mais de 50 dias.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Dino está nesta manhã com o presidente no Palácio da Alvorada. Ele era e o advogado-geral da União Jorge Messias eram os favoritos desde outubro, quando a ministra Rosa Weber se aposentou do STF.
Aliados de Lula no Senado acreditam que Dino não terá problemas para conseguir votos para aprovação, tanto na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) quanto no Plenário.
Paulo Gonet
A chefia da PGR está com a subprocuradora-geral Elizeta Ramos de forma interina após o fim do mandato de Augusto Aras à frente do órgão. Nesse domingo, interlocutores do presidente avisaram a Gonet que a indicação de seu nome deve ser anunciada nesta segunda.
Em setembro, o presidente ouviu Paulo Gonet. No entanto, depois de reuniões, Lula solicitou mais sugestões aos auxiliares por não sair decidido dos encontros.
Leia mais
Cotado como um dos favoritos desde o início, Gonet tem apoio dos ministros Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, do STF. A previsão é de que as sabatinas e as votações de Dino e Gonet devem movimentar o Senado nas próximas quatro semanas.
Além disso, a Casa precisa deliberar indicações de Lula para o Banco Central, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica e a Defensoria Pública da União.