Lula deve indicar Dino para o STF e Gonet para PGR

Presidente recebe ministro da Justiça no Palácio da Alvorada Outro nome a ser anunciado é de Paulo Gonet, que deve comandar PGR

11:41 | Nov. 27, 2023

Ministro da Justiça, Flávio Dino, e presidente Lula (foto: RICARDO STUCKERT/Presidência da República)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve anunciar o ministro da Justiça, Flávio Dino, para ocupar cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF) e o subprocurador Paulo Gonet para o comando da Procuradoria-Geral da República (PGR). A previsão é de que os nomes serem anunciados nesta segunda-feira, 27, antes de Lula embarcar para a Arábia Saudita. 

As informações foram confirmadas pelo chefe do Executivo brasileiro a aliados nesse domingo, 26. A equipe do presidente prevê que as indicações serão aprovadas no Senado antes do recesso de fim de ano no parlamento. Os cargos estão vazios há mais de 50 dias. 

Dino está nesta manhã com o presidente no Palácio da Alvorada. Ele era e o advogado-geral da União Jorge Messias eram os favoritos desde outubro, quando a ministra Rosa Weber se aposentou do STF. 

Aliados de Lula no Senado acreditam que Dino não terá problemas para conseguir votos para aprovação, tanto na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) quanto no Plenário.

Paulo Gonet

A chefia da PGR está com a subprocuradora-geral Elizeta Ramos de forma interina após o fim do mandato de Augusto Aras à frente do órgão. Nesse domingo, interlocutores do presidente avisaram a Gonet que a indicação de seu nome deve ser anunciada nesta segunda.

Em setembro, o presidente ouviu Paulo Gonet. No entanto, depois de reuniões, Lula solicitou mais sugestões aos auxiliares por não sair decidido dos encontros.

Cotado como um dos favoritos desde o início, Gonet tem apoio dos ministros Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, do STF. A previsão é de que as sabatinas e as votações de Dino e Gonet devem movimentar o Senado nas próximas quatro semanas.

Além disso, a Casa precisa deliberar indicações de Lula para o Banco Central, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica e a Defensoria Pública da União.