Milei convida Lula para posse presidencial na Argentina e deseja "trabalho frutífero" entre países

Convite foi enviado pela futura chancelar argentina em encontro com ministro brasileiro das Relações Exteriores

O presidente eleito da Argentina, Javier Milei, convidou o presidente brasileiro Luíz Inácio Lula da Silva (PT) para sua posse. Em carta, o futuro líder argentino deseja "trabalho frutífero e construção de laços" entre os dois países. O convite foi entregue neste domingo, 26, pela futura chanceler argentina, Diana Mondino, ao ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

"Desejo que o tempo em comum como presidentes e chefes de governo seja uma etapa de trabalho frutífero e de construção de laços que consolidem o papel que Argentina e Brasil podem e devem cumprir no concerto das nações", diz trecho da carta que o jornal Valor Econômico teve acesso.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O convite surge após Milei ter feito vários insultos a Lula durante a campanha eleitoral. O chefe do Executivo brasileiro apoiou o candidato derrotado, o governista Sergio Massa. O petista é aliado político e amigo de Alberto Fernández, que encerra seu mandato no país argentino.

Ainda não há confirmação da ida de Lula à posse, marcada para o dia 10 de dezembro, em Buenos Aires. Já o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou que foi convidado e que participará da cerimônia.

Diana Mondino

futura chanceler da Argentina informou em coletiva de imprensa que a parceria com o Brasil continuará.

"Repito o que na Argentina já repeti muitas vezes: uma coisa é a crítica à ideologia e a outra é à pessoa. Isso é totalmente diferente. E temos que separar Estado, de governo, de pessoas. A parceria vai continuar, o melhor e o mais rápido que pudermos", afirmou Mondino.

Ela também comentou que o novo governo não percebe, até o momento, vantagem de ingressar no Brics, bloco de economias emergentes formado por Brasil, Índia, China, Rússia e África do Sul. No entanto, a futura chanceler sinalizou a importância em assinar acordo Mercosul-União Europeia.

Enquanto isso, Mauro Vieira afirmou que o encontro foi positivo para reforçar que Brasil e Argentina são "países-irmãos". “A conversa foi excelente. Creio que a principal mensagem é que somos 'países-irmãos' e que vamos seguir sendo. Temos que trabalhar muito juntos para podermos fazer crescer os dois países”.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Milei Argentina chanceler Lula posse

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar