Comitiva de representantes de cidades da língua portuguesa conhece instituições de Fortaleza

Representantes de 31 cidades de nove países participam de Assembleia Geral da União de Cidades de Língua Portuguesa na capital cearense

Os participantes da 39º Assembleia Geral da União das Cidades de Língua Portuguesa (UCCLA), participaram nesta terça-feira, 21, de visita a instituições de Fortaleza, com objetivo de conhecerem a estrutura da cidade, assim como compartilharem experiências e realizarem acordos bilaterais.

O grupo com representantes de 31 cidades de nove países conheceu microparques, areninhas, o Parque Rachel de Queiroz, o Cuca do Pici, e o Centro de Controle da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

João Guimarães, responsável pela área institucional da UCCLA, afirmou que os representantes das cidades entrarão em contato com a Prefeitura de Fortaleza para a realização de parcerias e acordos.

“Fortaleza já é membro da UCCLA desde o ano passado e vamos começar a trabalhar em cooperação (...) uma coisa que tem acontecido esses dias e vai acontecer amanhã (quarta) também, que é as nossas cidades membros entrarem em contato com a Prefeitura de Fortaleza, das diversas áreas, educação, cultura, tecnologia, ambiente, e compartilhar experiência e aprender um com os outros”, comentou João.

O representante também destacou a visita técnica a uma escola de tempo integral do município, e o interesse pela infraestrutura da instituição pelos representantes de São Paulo, que acabou de se tornar membro da UCCLA.

Quer receber por Whatsapp as últimos notícias da política no Ceará e no Brasil? Acesse este link e entre no canal do O POVO sobre política cearense

“Hoje foi muito importante para São Paulo, uma cidade gigante, pelo que viram na escola técnica de tempo integral que nós visitamos. Foi importante porque a Prefeitura do município aprendeu coisas relativas à educação com a visita técnica”, afirmou João. Ele também contou que representantes de Maputo, em Moçambique, e Viana, em Angola, também tiraram dúvidas sobre o modelo escolar.

Nesta quarta-feira os membros da comitiva irão se reunir com o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), e o vice-prefeito, Élcio Batista (PSDB), para realizarem convênios, marcar visitas técnicas, e a possibilidade de acordos entre as cidades.

Visita a AMC

Uma comitiva com nove integrantes visitou nesta terça-feira o Centro de Controle da AMC, em que puderam entender como é feito o monitoramento por câmeras do trânsito de Fortaleza, além de discutirem sobre mobilidade urbana e ações para redução de mortes nas vias.

O superintendente da AMC, Antônio Ferreira Silva, também destacou que Fortaleza está trabalhando na priorização do transporte coletivo. “O prefeito (José Sarto) já implantou dois BRTs”, comentou e ainda falou sobre o uso exclusivo de faixas de ônibus para a redução do tráfego da cidade.

Ele ainda falou sobre uso de ciclofaixas e afirmou que Sarto pretende chegar a marca de “500 km” de ciclofaixa até o próximo ano.

 

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Prefeitura de Fortaleza UCCLA Assembleia de Cidades da Língua Portuguesa

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar