PSD seguirá unido com bloco governista de Elmano na disputa pela prefeitura de Fortaleza
O foco da sigla deve ser a chapa de vereadores, com expectativas de dobrar as cadeiras ocupadas pela sigla
17:24 | Nov. 18, 2023
O PSD tem planos ambiciosos de conseguir até seis vereadores em Fortaleza a partir das eleições de 2024. Neste sábado, 18, a legenda fez o primeiro encontro de pré-candidatos e estabeleceu que o foco será a chapa de parlamentares para a Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor).
Dando os primeiros passos como base do governador Elmano de Freitas (PT), o grupo liderado pelo ex-vice-governador Domingos Filho (PSD) vai esperar sinalizações para a montagem da chapa que deve disputar pelo bloco governista.
“Hoje nós temos um alinhamento com o governo estadual, com o governador Elmano, temos feito parcerias e ele tem propiciado que a gente pudesse prestar serviços e atuar dentro de Fortaleza, espaço que não estamos tendo o mesmo espaço junto à prefeitura de Fortaleza. A tendência natural é que a gente siga com o Governo do Estado”, avaliou Luiz Gastão, presidente municipal do PSD de Fortaleza.
Prioridade é formar chapa de vereadores
O deputado apontou que sigla teria “bom quadro” a considerar, citado o colega de bancada Célio Studart, mas ressaltou que a “prioridade é formar a chapa de vereadores”. “E discutir dentro do arco de alianças que nós fazemos parte com o Governo do Estado de como será a formação da chapa majoritária”, disse após o evento.
A montagem dos candidatos deve incluir vereadores que estão filiados a outras legendas e vão esperar a janela partidária.
“Nós estamos conversando com todos os pré-candidatos, vamos ver com aqueles que não podem entrar no partido porque já estão em outros partidos e precisam esperar a janela que deve acontecer em março. A ideia é que agora a gente já comece a formar e se comprometer com quem serão os 44 nomes que vão representar o PSD. Espero até o fim de janeiro já ter esses nomes fechados”, afirmou ainda.
Nome de Evandro Leitão é cogitado
A visão do diretório municipal encontra respaldo na instância estadual. Domingos Filho confirma que a sigla seguirá a indicação pactuada pelo bloco governista. “Estamos em uma aliança com o governador Elmano e vamos estar nessa base para as disputas da prefeitura em Fortaleza”, afirmou.
Presidente da Assembleia (Alece), Evandro Leitão (de saída do PDT) é o principal nome ventilado para ser o candidato. O ex-vice-governador faz afagos ao deputado.
“Presidente Evandro é um presidente que harmoniza muito bem a Casa, grande secretário de Estado da proteção social tem uma relação muito estreita com a nossa bancada na Assembleia”, disse.
O PSD apoiou a eleição de Sarto, em 2020, e foi o mais importante aliado na campanha de Roberto Cláudio (PDT) a governador, em 2022. Este ano, no entanto, entregou os cargos na prefeitura sob alegações de ter poucas decisões e ocupar uma posição "periférica".