Coronel Aginaldo se coloca como pré-candidato pelo PL à prefeitura de Caucaia em 2024
Segundo ele, decisão foi tomada em acordo com Valdemar da Costa Neto, presidente nacional do PL. Diretório estadual do partido não confirma nome, mas diz que "há tratativas fortes" sobre o assuntoEx-comandante da Força Nacional de Segurança, Coronel Aginaldo Oliveira confirmou ao O POVO que colocou seu nome como pré-candidato do PL à Prefeitura de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, em 2024. Segundo ele, que é marido da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), a decisão foi tomada em Brasília no início desta semana, durante reunião com Valdemar da Costa Neto, presidente nacional da legenda e outros dirigentes do partido.
"Meu nome foi confirmado pelo presidente de honra do partido, Jair Bolsonaro, e pelo presidente da Executiva nacional do PL, Valdemar da Costa Neto", disse.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Procurado pela reportagem para confirmar os planos do PL para a eleição em Caucaia, o presidente estadual do partido, Acilon Gonçalves, não confirmou a decisão, mas afirmou que "há tratativas fortes" sobre o assunto. "Precisamos avaliar o comportamento de uma pré-candidatura e vamos fazê-la", afirmou Acilon, que também é prefeito do Eusébio.
Segundo Aginaldo, o domicílio eleitoral dele já foi transferido para o município de Caucaia. A previsão é de que seu nome seja lançado a partir do início de dezembro deste ano. Questionado sobre alianças, ele disse que já articula conversas com o diretório estadual do União Brasil, cuja a principal liderança no Estado é o ex-deputado Capitão Wagner.
Em Caucaia, o União Brasil tem o vice-prefeito Deuzinho Filho, que rompeu politicamente com o prefeito Vítor Valim (PSB) após este deixar a oposição ao Governo Elmano de Freitas e se juntar à base. No entanto Deuzinho já declarou intenção de se candidatar ao Executivo do município da RMF em 2024.
Leia mais
Quem é Aginaldo
Natural de Alto Santo (CE), Aginaldo de Oliveira é coronel da Polícia Militar do Ceará e ex-diretor da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP). Ele deixou o comando da Força Nacional para concorrer ao cargo de deputado federal pelo Ceará, filiado ao partido de Bolsonaro, mas não foi eleito.
Também denominado "Caveira 80" do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), apelido destinado a quem conclui curso de Operações Especiais no Bope, no Rio de Janeiro, Aginaldo é marido da deputada federal Carla Zambelli.